terça-feira, 22 de março de 2011

Caern lança projeto para dar destinação adequada às pilhas e baterias

Por causa dos perigos oferecidos pelos metais como mercúrio, zinco, lítio, entre outros, usados na fabricação de pilhas e baterias, a população precisa ficar atenta aos riscos destas substâncias quando não descartadas de forma adequada.

Apesar do conforto e a praticidade que proporcionam, pilhas e baterias devem ter um destino final diferenciado, haja vista os perigos que podem causar ao homem e ao Meio Ambiente. Com este foco, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) implanta durante a Semana Mundial da Água, o Projeto Fique Ligado!.

O projeto visa recolher pilhas e baterias usadas pelos empregados em suas casas, atualmente destinadas a lixões e aterros sanitários, onde podem vazar e contaminar o lençol freático, solo, rios e alimentos, como hortaliças e verduras, causando danos às pessoas e aos animais. Serão instalados caixas coletoras inicialmente na Administração Central e em seguida nas demais unidades da Caern.

O Fique Ligado! recolhe todo tipo de pilhas e baterias usadas em lanternas, rádios, controles remotos, relógios, celulares, telefones sem fio, laptops, câmeras digitais e outros aparelhos portáteis. A orientação é de que os empregados juntem e guardem o material em casa, em local protegido do sol, e na primeira oportunidade o deposite no coletor da campanha.

Qualquer dúvida entrar em contato com a Gerência de Qualidade do Produto e Meio Ambiente (GQM), com a assistente social Roberta Medeiros Falcão e educadora ambiental Marineida Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário