quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

FAMÍLIA E ESCOLA: UNIDAS PELA EDUCAÇÃO.

Cada vez menos os pais participam da vida escolar dos filhos. Alegam faltam de tempo, de paciência na hora das reuniões etc. Em alguns casos há pais que delegam á escola a "educação geral" dos filhos, livrando-se da função fundamental da família, que é educar. Afinal, quais são os papéis de cada um?

Andrea Margarete de Almeida Marrafon.





Atualmente se percebe que a maioria das famílias já não vê a escola como uma aliada. Muitas vezes enxergam-na como uma oponente que maltrata o filho, que lhe atribui notas baixas, que o persegue, que não ensina, que não educa. Na verdade as famílias deveriam ouvir a escola e respeitá-la.
Quando se enfatiza ouvir e respeitar não significa ser omisso ou acreditar que a escola sempre tem razão. Mas significa lançar um olhar de compromisso com a construção de uma educação de qualidade. Essa educação ideal perpassa a presença da família na escola, não somente em reuniões agendadas, mas estar na escola regularmente a fim de saber como o filho vai.
Cobrar do filho o gosto pelos estudos está intimamente ligado à forma como os pais se relacionam com a escola. Será que gosto da escola do meu filho? Conheço a proposta pedagógica da escola? Já conversei com seus professores, diretor, coodenador pedagógico? Respeito os profissionais que trabalham com meu filho? Quando a família cria um vínculo com a escola, o filho percebe a relação de confiança que os pais têm com a escola e até muda sua postura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário