segunda-feira, 25 de novembro de 2013

TEXTO PUBLICADO PELA JORNALISTA VIEIRENSE IVANÚCIA LOPES NO SEU BLOG "FOLHA EM DIA"

Marcelino Vieira completa 60 anos

Hoje (24/11), a cidade de Marcelino Vieira completa 60 anos de Emancipação Política. Com a história contada e recontada pelos seus filhos, a cidade sessentona sempre se destacou pela riqueza cultural de seu povo, religiosidade e amor à terra. Hoje, há quem decida por uma vida mais agitada e deixe os ares vieirenses pela poeira dos grandes centros, mas mesmo entre esses, há sempre muitos que retornam à “terrinha” para recordar os tempos de outrora.

A cidade de Marcelino Vieira, situada no alto Oeste Potiguar, possui atualmente, quase nove mil habitantes, mas houve um tempo em que apenas alguns trabalhadores passavam pela região e descansavam à sombra frondosa dos Freijós. A história conta que a cidade nasceu numa região habitada pelos índios Panatís e aos poucos foi povoada por famílias vindas de outros estados. A cidade que desde sua emancipação carrega o nome de um influente agropecuarista e político da região, também foi chamada de Passagem do Freijó, Panatis e Vila Vitória.

Com suas origens marcadas pela fé, o povoado que surgia ao redor de uma capelinha erguida em cumprimento de promessa feita à Santo Antônio foi se desenvolvendo e adotando filhos que mais tarde se juntariam aos seus. E a Vila de Vitória, que dependia de Pau dos Ferros tornou-se “Marcelino Vieira”, graças ao Projeto de Lei 909/1953, do deputado Israel Nunes, que foi assinado por Silvio Pedrosa, governador da época. 

Hoje, Marcelino Vieira já conta com muitos filhos ilustres que levam o nome da cidade por vários lugares, como médicos, escritores, professores, advogados e muitos outros, mas conta também com gente humilde, que na simplicidade, valoriza cada conquista e trabalha por uma cidade melhor. 

Há os que caminham todos os dias pelas suas ruas. E há os que sempre contam os dias para pisar no mesmo chão.

Parabéns Marcelino Vieira! Parabéns vieirenses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário