quarta-feira, 25 de abril de 2012

RELATO DA PROFESSORA RAQUEL SILVA.




  Eu, Raquel Silva , fui professora de uma escola particular, a qual ensinava em minha casa. Certo dia, o meu pai me viu escrevendo uma carta e os meus sobrinhos estavam fazendo traquinagens, ele pediu que eu os ensinassem. Então comecei ensinar algumas crianças com o ensino particular, cobrado na época a quantia de 2 mil réis por aluno, daí foram surgindo muitos alunos,  guardando na memória todos eles. Muitos, hoje são formados, alguns são médicos, professores, advogados e todos tem respeito por mim. 
  Naquela época, para discipliná-los usava o argumento (perguntas para o aluno responder correto) e  a palmatória. O meu primeiro emprego como professora, quem arranjou foi o prefeito Calazans Fernandes, onde ensinava em minha residência há vários alunos, até a merenda escolar era feita por mim; diziam até que eu ensinava aos alunos para me amostrar e ser uma professora exemplar.

  A minha vivência como professora da Escola Isolada, recordo que naquele tempo ensinava a lição a cada um, passava a lição para casa, ensinava a cartilha do A, B ,C e a tabuada, a leitura dos livros, etc. A faixa etária desses alunos era entre 07 a 17 anos de idade, uma grande parte deles não sabiam ler e vinham com interesse em aprender a ler e a contar.
  Hoje, sou uma professora aposentada com mais de 30 anos de sala de aula, graças à Deus vivi bons momentos com os meus alunos, e guardo lembranças das comemorações que realizava em sala de aula, como as festas das crianças e do professor, trazendo boas recordações em minha memória, quando nos encontramos recordamos cada momento vivido em sala de aula. Recordar é fazer uma viagem a educação vieirense do passado...
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário