O pólo UAB de Marcelino Vieira e o Curso de Administração pública a distância - UFRN Com o apoio da Prefeitura de Marcelino Vieira realizarão no dia 06 de Junho o "MOVIMENTO PÓLO CIDADANIA - UMA AÇÃO CIDADÃ EM BENEFÍCIO DA COMUNIDADE.
Além das ações de cidadania, ainda haverá sorteio de sorteio de brindes. A iniciativa será realizada no Polo Universitário, das 8h às 12h.
Confira:
a) AÇÃO SOCIAL:
- Corpo de Bombeiro: Instruções sobre primeiros socorros
- Caixa Econômica Federal / Banco do Nordeste: Cartões de Crédito, abrir conta, proposta de crédito, como quitar dívidas.
- EMATER: Uso de defensivos alternativos para controle de pragas, Agricultura Orgânica, valorização do espaço feminino no meio rural, Degustação.
- Assistência a Saúde: Saúde Bucal, distribuição de kits de higiene bucal, distribuição de preservativos, combate a Dengue, informações sobre DST, Pressão Arterial.
- Assistência Social: Cadastro de Bolsa Família, emissão de CPF gratuito, Consultoria Jurídica, CRAS.
b) AÇÃO CULTURAL:
- Apresentação do Grupo de Teatro “Amigos da Arte” – Marcelino Vieira
Peça: “Marcelino Vieira: nossa terra, nossa história nos 50 anos de Paróquia” Autora: Ivanúcia Lopes
- Apresentação do Grupo “Oficina de Teatro” – Sousa
Peça: “Tortura de Amor” Autor: Ariano Suassuna
c) EMPREENDIMENTO:
- Estandes de Grupos parceiros, empresas da região que aderiram ao movimento:
Grupo Recorel ;Grupo Brisanet; Grupo Nova Solução Informática; Grupo Gurupy
RN ganhará 2 unidades de Educação Infantil, 15 quadras esportivas e 2 mil bicicletas
(Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Em cerimônia realizada hoje pela manhã no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff assinou termo de compromisso para a construção de quadras esportivas escolares e unidades de educação infantil no país. No mesmo evento, o programa do governo federal Caminho da Escola fez a doação de 30 mil bicicletas e capacetes para crianças de diversos municípios brasileiros.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), mais de 300 municípios foram beneficiados com a assinatura do acordo, que vai garantir a criação de 454 quadras esportivas cobertas e de 138 unidades de educação infantil, inclusive Mossoró, com duas unidades. Esses investimentos fazem parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), instituído em 2007, e contarão com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), estimados em R$ 370 milhões.
O objetivo do projeto é que as novas quadras esportivas, que funcionarão nas unidades de educação infantil, propiciem espaço e ambiente que favoreçam a formação das crianças. Os espaços a serem construídos prevêem ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação, como salas de leitura e de informática, fraldários, bibliotecas e áreas cobertas para a prática de esportes.
Segundo previsão do MEC, até 2014, o Proinfância deve atingir a meta de 6 mil unidades de educação infantil e 6.116 quadras esportivas em todo o país.
Os municípios do RN que ganharão quadras de esportes são: Alto do Rodrigues, Apodi, Ceará-Mirim, Currais Novos, Extremoz, Governador Dix-sept Rosado, João Câmara, Jucurutu, Monte Alegre, Poço Branco, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, Serra Negra do Norte, Serrinha e Taipu.
Programa Caminho da Escola
Na mesma cerimônia, foram doadas 30 mil bicicletas e capacetes a prefeituras de 81 municípios brasileiros. A ação faz parte do programa Caminho da Escola, criado pelo governo federal em 2007. Segundo o MEC, o projeto partiu de um estudo no qual ficou constatado que um número considerável de crianças brasileiras percorre a pé distâncias entre dois e 12 quilômetros, de casa até a escola ou ponto de embarque do transporte escolar. E essa realidade se deve à dificuldade de acesso de veículos automotores às suas residências. Visando a redução no tempo desses trajetos e a diminuição do desgaste físico dos alunos, o Caminho da Escola passou a distribuir bicicletas como um meio de transporte viável para esses alunos, auxiliando no trajeto de pequenas e médias distâncias, sem poluir o meio ambiente. A expectativa do MEC é que essa diminuição no desgaste físico dos alunos possa elevar seu rendimento escolar e a frequência às aulas.
Os municípios potiguares contemplados com o programa são: Marcelino Vieira (500 bicicletas), Rui Barbosa (250), São Tomé (500), Umarizal (300), Vera Cruz (300)e Viçosa (150).
(Do blog Ana Cadengue - Com informações da Presidência da República e Assessoria de Imprensa do Ministério da Educação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário