segunda-feira, 18 de abril de 2011

BALE: Projeto de leitura será levado a Minas Gerais


O projeto Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE), coordenado pela professora Maria Lúcia Pessoa Sampaio e formado por alunos e docentes dos Cursos de Pedagogia e Letras do Campus Avançado Professora Maria Eliza de Albuquerque Maia (CAMEAM/UERN), se apresenta na cidade de Águas Vermelhas, em Minas Gerais, na próxima semana. O projeto de extensão foi contemplado com uma das dez bolsas destinadas à região Nordeste, através do Edital Bolsa FUNARTE - Fundação Nacional das Artes de Circulação Literária, 2010 - do Ministério da Cultura.

Águas Vermelhas foi escolhida por pertencente ao Programa "Territórios da Cidadania" do Governo Federal, além de ser um dos poucos municípios mineiros com atuação do Banco do Nordeste.

Desde 2010, através da Funarte do BNB/BNDES e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN) o Bale se apresentou em diversas escolas do município de Pau dos Ferros, além de outros espaços de inclusão social no interior do Estado. O projeto percorreu vinte e um municípios pertencentes ao "Território da Cidadania" do Governo Federal, realizando mais de três mil atendimentos. Em média, foram realizadas 150 apresentações para uma plateia de mais 8.895 pessoas.

A visita a Minas Gerais será a culminância do projeto. O grupo será recebido pela secretária de Educação de Águas Vermelhas, Núbia Abade, e fará várias apresentações nas escolas estaduais e municipais. Segundo Lúcia Sampaio, o VivaBALE Nordeste - Sudeste: "Conte de lá que eu conto de cá" tem como objetivo disseminar o gosto pela leitura; a formação de novos leitores mediadores de leitura; viabilizar o acesso ao texto literário e midiático às comunidades de baixa renda de diferentes regiões; expandir a atuação do BALE para outra região do Brasil, favorecendo a democratização da leitura e a formação de novos leitores.

Durante todos os encontros, haverá sempre exposição de livros, (re) contação de histórias, recital de poesias e atividades artísticas e lúdicas.

Para a coordenadora do Bale, Lúcia Sampaio, a experiência é um exemplo de como a educação está mudando a cara do Nordeste. "Essa não é uma via muito normal, geralmente eram os projetos do sudeste que chegavam até aqui. Isso significa que a cultura do Nordeste está mudando", observa a professora.

Além das visitas aos municípios, o projeto tem realizado várias outras atividades culturais na região. "Temos a ExpoBALE, uma exposição realizada na Feira Intermunicipal de Negócios e Cultura do Alto-Oeste potiguar (FINECAP) e na Agência do BNB de Pau dos Ferros; promovemos, tradicionalmente, desde a primeira edição o NatalBALE para as crianças beneficiadas com o projeto, além do Encontro com Escritores e Leitores, que no ano passado, contou com a presença do escritor nacional Miguel Sanches e o cordelista Antônio Francisco", finalizou a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário