Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. PAULO FREIRE
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
AÇÃO CIDADANIA NO CENTRO COMERCIAL DE MARCELINO VIEIRA - RN.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
CONVITE
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Brasil está entre países que mais evoluíram em educação na última década.
A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências. No ano passado, participaram 65 países.
O Brasil ingressou no Pisa em 2000. Desde então, a média entre as três provas – considerando os resultados em leitura, matemática e ciências - subiu de 368 para 401 pontos. Nesse mesmo período, apenas dois países conseguiram melhorias superiores aos 33 pontos alcançados pelo Brasil: Chile (mais 37 pontos na média) e Luxemburgo (mais 38 pontos). Na média, os países-membros da OCDE ficaram estagnados de 2000 a 2009, sem avanços.
O Brasil estabeleceu metas de melhorias no Pisa, como as que já existem para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para 2009, o objetivo era atingir 395 pontos, o que foi superado. Em 2021, o país precisa alcançar 473 pontos, média dos países da OCDE.
Na avaliação do ministro da Educação, Fernando Haddad, os resultados desmontam a teoria de que o Brasil estaria sempre em defasagem em relação aos países desenvolvidos, já que somente em 2022 atingiria níveis semelhantes na avaliação. “O mundo está estagnado do ponto de vista da qualidade [da educação]. Embora alguns países da OCDE tenham melhorado, outros pioraram e, na média, ficaram estagnados. Em educação sempre há espaço para melhorar, mas o mundo desenvolvido está com dificuldade em fazer a sua média subir”, afirmou.
Para Haddad, o “pior momento” da educação brasileira foi no início da década, entre 2000 e 2001, quando o país ocupou a lanterna no ranking do Pisa. Segundo o ministro, essa tendência está revertida e parte dos avanços se deve às mudanças no sistema de avaliação do país, especialmente a criação do Ideb em 2005 que atribui e divulga nota para cada escola pública.
“Não tenho dúvida que isso impactou muito favoravelmente, mexeu com a educação no Brasil. Em 2006, quando divulgamos pela primeira vez os resultados por escola, informamos diretores, professores, passamos a fazer formação [de professores]. Estamos só colhendo os resultados dessa percepção de que a aprendizagem estava afastada do cotidiano da escola”, afirma Haddad. O maior crescimento - de 17 pontos - se deu no último triênio (2006-2009), destacou o ministro.
Haddad ressaltou que a escola não pode se ocupar somente dos resultados em avaliações, mas não pode esquecer que está formando alunos que “precisam ter proficiência nas disciplinas básicas. “A educação não se reduz a isso, os testes padronizados são importantes, mas não esgotam a questão. A educação transcende esses testes, mas a avaliação é um elemento que estava faltando na cultura escolar”, apontou.
O relatório da OCDE também destaca a criação do Ideb como ação importante para a melhoria dos resultados e aponta o Brasil como exemplo a ser observado por outros países com baixa proficiência.
“O país investiu significativamente mais recursos em educação, aumentando os gastos em instituições de ensino de 4% do PIB [Produto Interno Bruto] em 2005 para 5% em 2009, alocando mais recursos para melhorar o salário dos professores. Também gastou o dinheiro de forma mais equitativa do que no passado. Recursos federais agora são direcionados para os estados mais pobres, dando às escolas recursos comparáveis aos que são disponibilizados nos mais ricos”, diz o relatório, em referência ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), criado em 2006.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
POPULAÇÃO DO RN CRESCEU 14,09% NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS, DIZ IBGE
População do RN cresceu 14,09% nos últimos dez anos, diz IBGE
CENSO APONTA 190,7 MILHÕES DE BRASILEIROS EM 2010
rça-feira, 30 de novembro de 2010
Censo aponta 190,7 milhões de brasileiros em 2010
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
EQUIPE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VISITA 1ª AMOSTRA CIENTÍFICA E CULTURAL DA ESCOLA EDILTON FERNANDES.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
24 DE NOVEMBRO - ANIVERSÁRIO DE MARCELINO VIEIRA.
Somos frutos de amores que se foram, deixando marcas, retrato do ontem que nunca morre na lembrança dos que que amam de verdade a terra que nasceu.
Rever o nosso passado, as nossas recordações é lembrar do tempo que respeitávamos nossos mestres como se fossem nossos pais. Medo! também, pois sabíamos que estes nos castigavam por não querer aprende, por faltar com respeito que mereciam e ensinar que ter limites e ser educado era o que fazia ter a confiança no que poderíamos ser no futuro.
Saber que hoje somos fruto dessa educação que nos fez mestres que sofrem por ver o surgimento de muitas desgraças, e que lutam por um mundo em que prevaleça a igualdade de direitos na formação de cidadãos capazes de amanhã fazer mais por um mundo melhor, é que nos faz sempre ti amar.
Parabéns Marcelino Vieira.
Nós te amamos.
terça-feira, 23 de novembro de 2010
MEC lança portal para estudantes que tiveram problemas no Enem
MEC lança portal para estudantes que tiveram problemas no Enem Autor: IG Data: 16/11/2010 Sistema está disponível para candidatos cadastrarem suas reclamações O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou na noite desta sexta-feira um portal, no site do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no qual os estudantes prejudicados pelos erros na prova podem se manifestar. As reclamações serão analisadas e darão ao ministério a dimensão do número de candidatos que precisará refazer o exame. Só devem preencher o requerimento estudantes que não marcaram o cartão-resposta de acordo com a ordem numérica do caderno de provas. O sistema foi ao ar nesta sexta graças à decisão do presidente do Tribunal Federal Regional da 5ª Região (TRF-5) que cassou a liminar que suspendia o Enem e autorizou o prosseguimento das ações relacionadas ao exame. O ministério também divulgou nesta sexta os gabaritos das provas. No sábado (6), cerca de 200 pessoas, segundo levantamento do MEC, receberam cadernos de prova amarelos com erro de montagem. No mesmo dia, o cartão-resposta teve os cabeçalhos das provas Ciências da Natureza e Ciências Humanas invertidos. Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o MEC irá identificar de forma "minuciosa" os estudantes prejudicados que se submeterão à nova prova, ainda sem data para acontecer. "Vamos ter de fazer leitura eletrônica de todas as atas de 113 mil locais, um trabalho difícil, minucioso, que já se iniciou, para podermos identificá-los e reaplicar (a prova)." Segundo Haddad, somente depois deste levantamento se terá o número exato de estudantes nesta situação. Ele disse que os alunos serão avisados. Os estudantes também podem entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800 616161. |
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
CONVITE
1º Amostra Cultural e Científica
"Trabalhando a Consciência Ambientel e abrindo portas para a qualidade de vida".
Dia: 23/11/2010 Local: Escola Hora: 07:00 às 11:30 - 13:00 às 17:30
Salas Temáticas e experimentos científicos.
FORMAÇÃO CONTINUADA - GESTAR II
Recife, 18 de novembro de 2010.
Da: Coordenadora do GESTAR II / UFPE
Ao (À) Ilmº (Ilmª) Sr(ª) Secretário (a) de Educação do Município de Marcelino Vieira
Informamos que o primeiro seminário para os tutores do Programa Gestão da
Aprendizagem Escolar – GESTAR II – no âmbito do curso de Formação continuada de
professores dos anos/séries finais do Ensino Fundamental, será realizado no período
de 06 a 10 de dezembro de 2010, no CEMURE (Av. Coronel Estevam, nº3705 – Nazaré –
Natal – RN).
Solicitamos que neste período os tutores sejam liberados para participar do curso
em horário integral.
Por fim, colocamo-nos à inteira disposição para maiores esclarecimentos,
Atenciosamente,
Profª Lúcia de Fátima Durão Ferreira
Coordenadora Geral do GESTAR II
Fone: (81) 21268332 – Ramal 231
Fax: (81)21268328
e-mail: ufpegestar@gmail.com
GESTAR II – Av. da Arquitetura, s/nº - Cidade Universitária – Recife – PE
CEP: 50740-550
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
GABARITO DO ENEM E PÁGINA PARA RECLAMAÇÃO SERÃO DIVULGADOS HOJE, DIZ MEC.
Por Agência Brasil, Agência Brasil, Atualizado: 12/11/2010 11:28
Gabarito do Enem e página para reclamações serão divulgados hoje, diz MEC
Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a página para reclamações de alunos que se sentiram prejudicados pelas falhas nas provas serão divulgados até as 18h de hoje (12), de acordo com a assessoria do Ministério da Educação (MEC).
As provas e a divulgação do gabarito e do site haviam sido suspensas por determinação da Justiça Federal do Ceará. A liminar, entretanto, foi derrubada hoje (12) pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria.
O magistrado atendeu a um pedido feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Na decisão, ele ressaltou que a suspensão de um certame envolvendo mais de 3 milhões de estudantes traria transtornos aos organizadores e aos candidatos de todo o Brasil.
Edição: Lílian Beraldo
Agência
ESCOLA APROVA 05 ALUNOS PARA IFRN
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
O GATO QUE GOSTAVA DE CENOURAS.
INFORMAÇÕES-DIVERSIDADE E DESIGUALDADES.
* Analfabetismo entre os jovens negros é quase três vezes maior do que entre os brancos.
* Frequência líquida ao ensino médio é 55,9% maior entre os brancos.
*As taxas de homicídio entre os jovens pretos e pardos é de 148,8 e 140,9 por 100 mil hab. respectivamente, ao passo que entre os brancos é de 69,2.
* Os jovens pobres são majoritariamente não brancos ( 70,8% ), enquanto os jovens brancos são 54,1% dos não pobres.
Fonte Juventude e Políticas Sociais no Brasil/Ipea.
O BOM PROFESSOR
USO DO DICIONÁRIO
TRAGA OS PAIS PARA A SUA ESCOLA
Quando a família participa da Educação dos filhos o aproveitamento escolar aumenta.
COMENTÁRIO
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
MONITORAMENTO DO PAR(PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS) EM MARCELINO VIEIRA
1. Gestão Educacional
2.Formação de Professores
3.Práticas Pedagógicas e Avaliação
4. Infra-estrutura Física e Recursos Pedagógicos.
O PAR do nosso município foi elaborado em Dezembro de 2007, tendo seu primeiro monitoramento IN-LOCO em Dezembro de 2008 e este atual com a participação da consultora do MEC Josefa Audacéia professsora da UERN- Campus Avançado de Pau dos Ferros e a equipe TÉCNICA do município através da PORTARIA nº 12/2010 de 15 de Outubro de 2010 com os seguintes membros:
*Liduína Maria Fernandes- Secretária Municipal de Educação
*Mary Carneiro de Paiva Oliveira- Técnica da Secretaria Municipal de Educação
*Marta Francisca da Silva Damião- Técnica da Secretaria Municipal de Educação
*Bernadete Moisés Fernandes-Técnica da Secretaria Municipal de Educação
*Maria Concebida da Silva- Técnica da Secretaria Municipal de Educação
*Macia Fabiana Carneiro de Paiva Sena- Representante dos Diretores das Escolas
*Maria do Socorro Pontes- Representante dos Professores da Zona Urbana
*Gilsa Meires Fernandes- Representante dos Professores da Zona Rural
*Josetânia Raimunda da Silva- Representante dos Coordenadores e Supervisores escolares
*Guido Lopes Quarto- Representante do quadro técnico-administrativo das escolas
*Maria Claudioneide Fernandes de Queiroz- Representante do Conselho Escolar da Eescola Municipal Raquel Silva
*Maria das Graças Aparecida Fernandes- Representante do Conselho Escolar da Escola Municipal Alexandre Nonato Fernandes
*Antonio Gustavo Lopes- Representante do Conselho Municipal de Educação.
Você pode conhecer o PAR de nosso município acessando o portal do MEC.www.mec.gov.br ou htttp://simec.mec.gov.br.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
MENSAGEM DA UNDIME AOS PROFESSORES
Agradece,
PARABÉNS PROFESSORES
Poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém… Algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar.
CONVITE
Atenciosamente,
Liduína Fernandes
Sec. De Educação.