Com o tema "Água de qualidade: uso consciente e responsabilidade social", a Escola Municipal Edilton Fernandes desenvolveu um projeto voltado para essa temática que culminou na Conferência que se realizou no dia 27/08/2013 na sede da referida escola. Compartilhar experiências como essas, é dever de todos que lutam por uma Marcelino Vieira melhor, pois é uma atividade política e social, em que todos/as devem repensar o seu papel como cidadão/ã com relação ao uso da água. Confiram o Projeto na íntegra que foi trabalho dentro e fora da sala de aula. Parabéns a comunidade escolar da "Edilton Fernandes" e aos que fazem a educação vieirense!
TEMA:
água
SUBTEMA:
água de qualidade: uso consciente e responsabilidade social.
APRESENTAÇÃO:
Precisamos
fazer da nossa comunidade um lugar onde a vida seja mantida e preservada com o
uso responsável dos recursos naturais. Dentre esses está a água que é um
recurso limitado e vulnerável, essencial para a sobrevivência. A utilização da
água de forma que favoreça a conservação ambiental é uma necessidade cada vez
mais urgente nos dias atuais. Este projeto visa o desenvolvimento de um
trabalho de conscientização dos alunos em relação a cultura de preservação e
uso consciente da água na perspectiva de motivar os alunos a atuarem como
agentes multiplicadores na comunidade onde vivem a partir do conhecimento
adquirido na escola.
JUSTIFICATIVA:
Partindo do pressuposto que a água é um
recurso esgotável e apenas um terço desse recurso é apropriado para o consumo
humano, se torna cada vez mais recorrente e atual a preocupação em
aperfeiçoarmos o uso desse recurso. Nesse sentido, a escola como genitora do
processo de formação do agente social, sente-se responsável por despertar nos
educandos a consciência do protagonismo que lhes cabe frente ao dever que temos
em utilizar de forma sustentável esse recurso.
Nessa perspectiva, o projeto “Água de
qualidade: uso consciente e responsabilidade social” proposto pela Escola
Municipal Edilton Fernandes, tem como objetivo promover alternativas para que,
tanto a qualidade quanto o uso da água, atendam as necessidades de melhor
aproveitamento desse recurso.
O projeto tem ainda como proposta a
interação entre a escola e a comunidade, sendo que nesse sentido o aluno assume
o papel de educador, pois ao perceber-se como agente transformador do meio
ambiente agirá de maneira a despertar a consciência socioambiental dos membros
dessa comunidade.
OBJETIVO
GERAL:
O
projeto tem por objetivo incentivar a consciência socioambiental a cerca da
temática proposta, motivando atitudes interativas e coletivas que ressaltem a
água como um bem social indispensável à vida.
Ø Reconhecer a
importância da água como fonte de vida que é essencial para a existência dos
seres vivos e da natureza;
Ø Despertar
a consciência ambiental e critica a cerca do uso da água;
Ø Trabalhar
os 05 Rs voltado para o uso consciente da água;
Ø Coletar informações
sobre a origem e a forma de tratamento da água disponível nas residências e na
escola;
Ø Elaborar
textos para explicar a população a importância do consumo da água tratada e
expor em público os textos produzidos pelos discentes, utilizando estes para
informações na mídia (rádio, blogs, facebook e outros);
Ø Despertar a
necessidade de preservar os mananciais d’águas existentes em nosso município;
Ø Promover debates,
palestra e aulas de campo sobre o uso de agrotóxico e a qualidade da água que
consumimos.
Metodologia:
Ø Estudo
sobre a água numa perspectiva interdisciplinar, visando
ajudar a professores e alunos no trabalho de
conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, através
de aulas expositivas e dialogadas acerca de conceitos e
produções como: produções de textos, construções de painéis, criação e
encenação de peças teatrais e textos expositivos para apresentação a toda
comunidade escolar;
Ø Realização
de uma palestra com o diretor da CAERN, sobre a
água que consumimos, tendo em vista a
qualidade, que está ligada às condições de higiene e saneamento básico;
Ø Realização de aulas de campo, conhecendo na prática o percurso
da água da nossa cidade, partindo do braço do Rio Apodi ao reservatório de água
do açude público, até as torneiras de nossas residências , atentando para uma
criticidade mediante os mecanismos de uso de agrotóxicos, poluição dos rios e
desmatamentos que consecutivamente trará grandes prejuízos sócio ambientais
para todos os moradores;
Ø Reativação do projeto de ação “Escola Sustentável” com o intuito
de melhorarmos a qualidade da água que consumimos, e amenizarmos o desperdício
deste líquido precioso a parti da construção de uma cisterna na escola, para
captação e conservação da água pluvial;
Ø Reestruturação da drenagem da água desperdiçada do bebedouro da
escola para reativação da horta para consumo na merenda e a construção de um
jardim para melhorar a ambientação da escola;
Ø Organização de tendas em pontos estratégicos da cidade, para
conscientização da preservação e do consumo da água a comunidade, com
distribuição de panfletos e orientações realizadas pelos próprios alunos;
Ø Propagação de textos e vídeos produzidos pelos alunos, com
enfoque que possam ajudar a comunidade a compreender e a se conscientizar dos
sintomas e as causas reais dos problemas que enfrentamos e podemos enfrentar
com a poluição e a falta de água;
Avaliação:
Cientes da relevância desse projeto, almejamos que os alunos e a
comunidade escolar em geral se tornem mais consciente acerca da temática em
foco, já que é dever da família e da escola buscar sempre formas de melhorar a
qualidade de vida, agindo com responsabilidade na aquisição de hábitos que
venham valorizar e preservar a nossa maior fonte de saúde que é a água.
Nesse sentido nos propomos a continuarmos com o compromisso de
aprimorar a com – vida efetivando as suas ações de forma ativa.
CRONOGRAMA
Atividades
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Julho
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Agosto
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Elaboração
do projeto: água de qualidade: uso consciente e
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responsabilidade social.
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Trabalhos nas salas de aulas com os alunos
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Palestra
na escola sobre o tema do projeto
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Aula de campo com todos os alunos ao açude público que abastece
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a cidade
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Montagem de tendas na comunidade para exposição de cartazes
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produzidos pelos alunos e diálogo
com a comunidade local
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Conferência na
escola
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