domingo, 24 de junho de 2012

RELATO DA PROFESSORA TEREZINHA DA SILVA DINIZ OLIVEIRA

   


  Eu não gostava de estudar, mas admirava um professor transmitir seus conhecimentos numa sala de aula. chegava até imitá-los.
  Com 17 anos já tinha uma escolinha particular com poucos alunos que cobrava a quantia que o mesmo podia pagar, e com essa atitude me sentia muito feliz e segura para ensinar uma classe em escola pública. Fui convidada pelo senhor prefeito Romualdo Carneiro para lecionar no sítio Cirurgião na casa do Sr. José Chagas cunhado do prefeito; não foi fácil lidar com pessoas de costumes diferentes, para deslocar da minha casa tinha que ir a pé ou a cavalo, tudo era muito difícil, não tinha recursos escolar, como o quadro negro e o giz. Os alunos não tinham lápis, cadernos e nem livros. Muitas vezes levava-os  para debaixo de uma árvore que tinha em frente a casa e com pedaços de madeira que servia de giz e o chão como quadro, lá fiquei apenas 6 meses.
  Logo em seguida fui convidada para assumir uma escola como serviços prestados ficando por 8 meses. O Estado não me pagou, mas foi válido porque ganhei muita experiência e convivi com pessoas maravilhosas no sítio Bomburral em casa de Marcelino Cavalcante.
  Em seguida, fui para o sítio Várzea e montei uma escolinha particular com 30 alunos, todos adultos e fiquei um ano lecionando.
  Como o desejo de ser professora falava mais alto, conquistei a amizade e confiança dos professores da Escola Pe. Bernardino Fernandes e ficava aguardando alguém tirar licença ou ficar doente para ocupar seus lugares o tempo que fosse necessário. Isso, apenas com o 1º grau incompleto.
      Me casei e fiquei um ano em São Paulo, logo voltei pra minha terrinha e fiquei mais 3 anos no sítio Várzea Grande, sonhando em  concluir o 2º grau e ingressar numa faculdade e ser um verdadeiro professor com mais conhecimentos e segurança. Como não foi possível, ingressei  no curso LOGOS pois equivale ao 2° grau e conclui. Recebi mais um convite para ser Supervisora do MOBRAL ( Movimento Brasileiro de Alfabetização ) o objetivo do curso era erradicar o analfabetismo no Brasil , isso não foi possível pela não aceitação do aluno e , assim fiquei 10 anos voluntariamente só por amor a profissão.
 Em 1982, fui enquadrada na Escola Pe. Bernardino Fernandes e com amor assumi até me aposentar com muita dificuldade, pois não existia a facilidade que hoje vejo, mas existia uma coisa muito precisa amor e respeito entre alunos para com o professor
  Hoje sou aposentada e meu nome é: Terezinha da Silva Diniz Oliveira e moro em Marcelino Vieira-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário