domingo, 20 de maio de 2012

RELATO DA PROFESSORA JOSEFA MARIA DE JESUS(MOSINHA).

 Morava no sítio Pedra Branca 6km de Marcelino Vieira. Lá vivi toda a minha infância. Com muitos esforços meus pais me colocaram para estudar na cidade. Nessa época as coisas eram tudo difíceis, não tinha a facilidade de hoje.Meu pai arrumou a casa de Joaõ Medeiros para que eu pudesse estudar, lá estudava a semana e nos sábados a tarde voltava pra casa a cavalo retornando na segunda feira logo cedo para continuar com a rotina.

  Estudei até a quinta série, fui umas das primeiras  alunas de concluintes da cidade de Marcelino Vieira. Ao terminar através de amizades, papai conseguiu com seu João Medeiros uma nomeação para trabalhar na Escola Padre Bernardino Fernandes, onde lecionei durante 27 anos.Trabalhei bastante para que meus alunos tivesse um bom êxito, eu dava de tudo que fosse posssível ; pois naquela época as coisas não eram tão fáceis, apenas tinha só o giz e o quadro. O professor tinha que desdobrar bastante, procurar, criar, descobrir maneiras que pudessem ajudar a aprendizagem através de material como recorte e colagem de letras, figuras, palavras, músicas etc.

  Tinha que dar muito de mim, fazia tudo  com muita dedicação e amor a minha missão. Era um pouco rígida mas nunca usei a palmatória para ter o contole dos alunos, aplicava o método da obediência e do respeito para que o professor pudesse ter algum rendimento. Hoje, vejo o professor com toda a modernidade, com tudo que tem direito para trabalhar e aplicar um ensino moderno e de qualidade, mas por outro lado vejo, as crianças, adolescentes e os jovens deixando tudo de lado não obedecendo, não respeitando, não sabendo aproveitar e valorizar as maravilhas que lhes são oferecidas.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário