segunda-feira, 26 de março de 2012

HOMENAGEM AS MULHERES

Mulheres
Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E nem quando estão nervosas.
Elas brigam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se para as injustiças.
Elas amam incondicionalmente.
Mulheres têm muito a dizer e muito a dar.
Elas dão compaixão e ideais.
Elas dão apoio moral para sua família e amigos.
Elas fazem mais do que dar a vida.
Elas trazem alegria e esperança.
Elas sabem que um abraço e um beijo
Podem curar um coração quebrado.
O coração de uma mulher
É o que faz o mundo girar.
Happy Days”

domingo, 25 de março de 2012

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MARCELINO VIEIRA : TRABALHO E DEDICAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação do município de Marcelino Vieira, preocupada com a verdadeira importância do ato de planejar, está indo até a escola facilitando o acesso do professor a este momento e para que não fiquem ausentes. A intenção deste projeto é que equipe da secretaria e professores das escolas do campo busquem melhorar cada vez mais o trabalho pedagógico, onde nos planejamentos vejam o que relamente cada comunidade precisa e como avançar no processo de ensino e aprendizagem, para isso o Microcentro do Programa Escola Ativa está sendo realizado nas sedes das escolas do campo. A secretária Lidúina Fernandes é quem está dando apoio para a concretização deste projeto fazendo-nos acreditar que tudo é possível e pode ser realizado quando há dedicação e persistência em nossos sonhos.



quarta-feira, 21 de março de 2012

Abertas inscrições para cursos presenciais de licenciatura

Professores em exercício na rede pública de educação básica podem fazer sua pré-inscrição para cursos de licenciatura presenciais até o dia 8 de abril. O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor Presencial) abriu inscrições nesta terça-feira, 20. Serão oferecidas 14.277 mil vagas para cursos que terão início no segundo semestre de 2012.O Parfor Presencial é organizado e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para atender os objetivos da Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. O objetivo é garantir aos professores em exercício na rede pública a formação acadêmica exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), bem como promover a melhoria da qualidade da educação básica.São oferecidos cursos de primeira licenciatura, para professores em exercício na rede pública da educação básica sem formação superior; de segunda licenciatura, para professores em exercício na rede pública da educação básica, em área distinta da sua formação inicial, e formação pedagógica, para professores graduados, mas não licenciados.Os professores devem acessar a Plataforma Freire, sistema informatizado do MEC para gestão da formação docente, para obter mais informações.As pré-inscrições deverão ser validadas, no período de 9 a 23 de abril, pela secretaria de educação estadual ou municipal à qual o professor em exercício estiver vinculado. A seleção das instituições acontece entre 24 de abril e 8 de maio.Dúvidas sobre o Parfor Presencial podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 616161, opção 7 ou por meio do Fale Conosco.

Assessoria de Imprensa da Capes

Programa implementará educação do campo e atenderá 76 mil escolas

O Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), lançado na manhã desta terça-feira, 20, vai oferecer apoio técnico e financeiro aos estados, Distrito Federal e municípios para implementação da política de educação do campo. O lançamento, no Palácio do Planalto, teve a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Para a presidenta, o papel do Pronacampo é assegurar oportunidades para a população do campo. “Nós estamos apostando que uma nova geração vai se beneficiar de tudo que fazemos nesta, mudando a feição do campo brasileiro e garantindo que ele será um lugar digno e de qualidade para se morar e se criar os filhos”, afirmou Dilma.De acordo com o ministro, o Brasil é um grande produtor de alimentos, mas tem uma dívida com as populações camponesas. “Nós temos, aproximadamente, 30 milhões de pessoas que vivem no campo, o Brasil é a segunda maior agricultura do mundo, produz 300 bilhões de dólares e exporta quase 95 bilhões de dólares, no entanto nós não temos uma política específica de educação para a população que vive no campo brasileiro”, disse Mercadante.No Brasil existem 76 mil escolas rurais, com mais de 6,2 milhões de matrículas e 342 mil professores. O Pronacampo vai estabelecer um conjunto de ações articuladas que atenderá escolas do campo e quilombolas em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica.Entre as ações previstas no programa estão o fortalecimento da escola do campo e quilombola, que já em 2013 receberá material pedagógico adequado às especificidades da vida do campo. Por meio do programa Mais Educação, 10 mil escolas do campo passaram a oferecer educação integral.Professores – Serão oferecidos cursos de licenciatura para formação de professores e cursos de aperfeiçoamento. Na área rural, 46,8% dos professores não tem licenciatura. Serão estabelecidos 200 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para auxiliar na formação desses professores. O programa prevê a oferta de 180 mil vagas pelo Pronatec Campo (parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec) para formação tecnológica de jovens e trabalhadores do campo, a construção de 3 mil novas escolas e investimentos em infraestrutura.Durante a cerimônia, Dilma Rousseff assinou medida provisória que inclui as escolas dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAS) no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Também foi encaminhado ao Legislativo projeto de lei que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), estabelecendo medidas referentes ao fechamento das escolas do campo e exigindo que sejam ouvidos os conselhos estaduais e municipais de educação.

Assessoria de Comunicação Social

sábado, 10 de março de 2012

Alunos da rede municipal de ensino recebem material escolar

A Prefeitura de Marcelino Vieira-RN, por meio da Secretaria de Educação, entrega kits de material escolar aos alunos da rede municipal de ensino. Os materiais escolares são destinados a todos os alunos da educação Infantil, Fundamental e EJA, tanto do campo como da cidade.

A entrega dos kits incentiva o aluno, facilita o acesso às aulas, ajuda os pais na diminuição das despesas e possibilita que as aulas sejam mais didáticas.

Entre os itens estão: caderno brochura, lápis de cor, lápis preto, borracha, caneta esferográficae apontador.


Fonte: www.marcelinovieira.rn.gov.br

Escolas participam da Semana Saúde na Escola; Programação termina nesta 6ª





Desde a última segunda (05) as escolas municipais de Marcelino Vieira participam da programação da Semana Saúde na Escola. O objetivo da Semana é conscientizar pais e estudantes, além de toda a equipe escolar, sobre o novo tema “A importância da prevenção da obesidade precoce”.


Entre as ações foram realizadas atividades de avaliação antropométrica e orientação de visitas das famílias às Unidades Básicas de Saúde, palestras educativas sobre promoção da alimentação e modos de vida saudáveis, orientações sexuais, e atividades que abordem as temáticas do risco e danos do uso do álcool, tabaco, crack e outras drogas, entre outros assuntos.

Nesta sexta a programação envolve as escolas Padre Bernardino Fernandes, Edilton Fernandes, Chapeuzinho e vila Ana Henrique.
Links para esta postagem