sexta-feira, 7 de setembro de 2012

CRESCE O ÍNDICE DO IDEB NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARCELINO VIEIRA


IDEB – Indice de Desenvolvimento da Educação Básica     

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médio de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médio de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios
    Resultado das escolas
   Raque Siva _____ 4.0
   Edilton fernandes____ 2.9 
    Os nossos parabéns a todas as escolas pelo belíssimo trabalho que vem desenvolvendo em nossa comunidade vieirense. Em especial a Raquel Silva pelo crescimento do IDEB, fazendo-nos acreditar que a EDUCAÇÃO se faz com responsabilidade e dedicação de todos.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

RELATO DA PROFESSORA MARIA LISETE DE PAIVA FERNANDES.



  
  Sou Maria Lisete de Paiva Fernandes, nasci aos 18 de Agosto de 1951 no sítio São José, sendo proprietário Zezinho Damião. Residi naquela zona rural até os meus 07 anos de idade. Na minha infância não tive lazer, aos 08 anos de idade já comecei a trabalhar ao lado de minha mãe Firmina Sergina de Queiroz in   (memória ) , fui alfabetizada por ela.
  Estudei o primário na antiga Escola Coronel José Marcelino, de 1961 a 1965, fiquei reprovada na 5ª série, fui cursar novamente já na Escola Estadual Padre Bernardino Fernandes, sendo a continuidade da Escola José Marcelino. Terminei o curso primário em 1966, onde fiquei sem estudar porque aqui não tinha a continuidade.
  No ano de 1970, dediquei-me a ensinar particular, na residência dos meus pais, escola muito pobre, não tinha quadro negro, as crianças sentavam-se em um banco onde nem todos tinham lugares e ficavam de pé ou no chão. Naquela época o ensino era muito diferente da atualidade. Ensinei um grande número de alunos, muitos Iniciando pela carta do ABC como se usava naquele tempo, o método de soletrar era praticado bem tradicional mesmo. Lembro-me muito bem o nome de algumas cartilhas como: Cartilha do Povo Nordeste, Caminho Suave, entre outras. Os pais tinham muito interesse pela aprendizagem de seus filhos. Eu trabalhava dando ênfase a leitura escrita e domínio da tabuada. O castigo era o uso da palmatória e da régua. Fazia o uso desse castigo quando não sabia a lição ou não decorava a tabuada.
  Em 1977, passei a ensinar no sítio Lages município de Marcelino Vieira em uma escola municipal com carteira assinada. Ensinei lá por 03 anos, depois transferi para a cidade. Trabalhei na Escola Cid Rosado por muito tempo. Hoje, é a Secretaria Municipal de Educação.
  Como educadora, enfrentei dificuldades, apesar disso adorava acompanhar o desempenho de cada aluno. Ainda, hoje recebo elogios dos pais e o reconhecimento dos alunos e isto é muito gratificante.
  Em 1981, chegou a nossa cidade o curso “LOGOS II” para o professor que não havia cursado o 2º grau. Quando conclui o curso recebi o diploma de professor.
  No ano de 1998, passei a trabalhar como ASG ( Auxiliar de Serviços Gerais ) me aposentei aos 25 anos de tempo de serviço prestado ao município no ano de 2002.
  Sou grata pela capacidade e oportunidade que tive para educar alfabetizar.
      Sou Maria Lisete de Paiva Fernandes, fui professora do município de Marcelino Vieira.