sexta-feira, 29 de março de 2013


 A formação e o trabalho docente é uma questão importante uma vez que o mesmo deve estar consciente que sua formação deve ser contínua e está relacionada ao seu dia-a-dia. O docente não pode se privar de estudar, grande são os desafios que o profissional enfrenta, mas manter-se atualizado e desenvolver prática pedagógica é indispensável para que haja maior mobilização na formação de professores, é necessário criar condições favoráveis tanto na formação continuada quanto na valorização do mesmo.
 Diante disso, a Secretaria Municipal de Educação com intuito de promover debates, reflexões e troca de experiências na vida do educador, iniciou neste dia 26 de Março a primeira formação de estudo com todos os professores e equipes pedagógicas das escolas municipais, afim de adquirir com mais segurança uma gestão escolar de qualidade que conduza uma prática mais consistente assegurando em especial  uma melhor aprendizagem e desempenho para os alunos. A formação se estenderá durante todo o ano letivo. Para dar suporte aos encontros iniciamos com a leitura e disussão do livro de Celso Antunes " Como Desenvolver as Competências em sala de aula".















 

 

terça-feira, 12 de março de 2013



SMS E SME REALIZAM SEMANA DE 
MOBILIZAÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA.


                       A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação iniciaram hoje (12/03) pela manhã, as atividades referentes à semana de Mobilização do Programa Saúde na Escola. As atividades se estenderão até a quinta feira, 14/03, e contemplarão as Escolas Municipais da Zona Urbana. Esse ano a semana tem como tema: A prevenção da obesidade e a Saúde Ocular. Serão realizada avaliação antropométrica dos alunos de todos os níveis. Na creche e pré-escola serão realizada a sondagem com pais ou responsáveis para verificar a realização do teste do olhinho e para os alunos do ensino fundamental será realizado o teste de acuidade visual através do teste de Snellen.

                   Após a semana de Mobilização de saúde na Escola, será realizada e posteriormente divulgada a programação das ações a serem realizadas ao longo do ano letivo, dentre elas: Ações Educativas de higiene, escovação e saúde bucal, Orientações para segurança alimentar e hábitos alimentares saudáveis, Atividades educativas e orientações para educação sexual, Atividades de prevenção do uso de álcool, tabaco e outras drogas, Ações de atividade física orientada e atualização da carteira de vacinação. As ações serão estendidas para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, nas escolas municipais e estaduais de Marcelino Vieira.

                   Aqueles alunos que forem identificados com problemas nos teste de triagem, terão o acompanhamento realizado pela atenção básica do município e se necessários encaminhados para atendimento especializado.
          









       











sábado, 9 de março de 2013

    A Secretaria Municipal de Educação de Marcelino Vieira realizou mais um encontro com Coordenadores escolares, Professores  das escolas rurais e urbana e Equipe de Coordenação de Ensino da Secretaria para juntos fazerem o Planejamento Bimestral. Sabemos que o processo do planejamento consiste em preparar, organizar, criar e estruturar o objetivo por meio do pensamento do sujeito. Na verdade, o ato de planejar, é uma ação indispensável na vida do professor, ele é um instrumento facilitador do trabalho docente, ele conduz ao debate, a reflexão e a melhoria da qualidade de ensino. O encontro aconteceu nos turnos da manhã e tarde.
  Professores das Escolas Edilton Fernandes e Raquel Silva (manhã)






    

          Professores das Escolas do Campo e Alexandre Nonato ( tarde)