sábado, 26 de maio de 2012

ESCOLA MUNICIPAL RAQUEL SILVA

                                                       A Escola Municipal Raquel Silva realizou neste dia 18 de Maio um encontro com as mães na referida instituição. O encontro foi a culminância do projeto trabalhado no período de uma semana que teve como propósito valorizar e intensificar o amor, o respeito e o carinho entre mães e filhos da comunidade escolar. A diretora Mary Cibele juntamente com o vice diretor Rivaldo Matias, coordenação e os professores organizaram o projeto, promovendo atividades que envolveram todos os alunos na execução de trabalhos manuais, de expressão escrita e oral em homenagem as mães. Todos trabalharam juntos, incentivando a criatividade dos alunos, na produção de cartazes, poesias, poemas, confecção de lembrancinhas e muitos brindes que alegraram o dia. A escola teve todo o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal.  Confira algumas fotos  abaixo:






quinta-feira, 24 de maio de 2012

UVA forma primeira turma de pedagogos em Marcelino Vieira



A 1ª turma de pedagogos da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) do Polo de Marcelino Vieira-RN está em festa. A turma "Determinados por um sonho, unidos pela sabedoria" realizou a aula da saudade na noite de ontem (22).
Amanhã (24) será a celebração ecumênica, a partir das 19h, no Ginásio de Esportes "O carneirão".
A colação de grau e baile será na sexta feira (25).
Todas as solenidades estão sendo realizadas no ginásio de esportes "O Carneirão".
Além de formandos de Marcelino Vieira, a turma que conta com 49 no total é composta por formandos de várias cidades da região, como: Tenente Ananias, Água Nova-RN, Rafael Fernandes e Riacho de Santana.

domingo, 20 de maio de 2012

RELATO DA PROFESSORA JOSEFA MARIA DE JESUS(MOSINHA).

 Morava no sítio Pedra Branca 6km de Marcelino Vieira. Lá vivi toda a minha infância. Com muitos esforços meus pais me colocaram para estudar na cidade. Nessa época as coisas eram tudo difíceis, não tinha a facilidade de hoje.Meu pai arrumou a casa de Joaõ Medeiros para que eu pudesse estudar, lá estudava a semana e nos sábados a tarde voltava pra casa a cavalo retornando na segunda feira logo cedo para continuar com a rotina.

  Estudei até a quinta série, fui umas das primeiras  alunas de concluintes da cidade de Marcelino Vieira. Ao terminar através de amizades, papai conseguiu com seu João Medeiros uma nomeação para trabalhar na Escola Padre Bernardino Fernandes, onde lecionei durante 27 anos.Trabalhei bastante para que meus alunos tivesse um bom êxito, eu dava de tudo que fosse posssível ; pois naquela época as coisas não eram tão fáceis, apenas tinha só o giz e o quadro. O professor tinha que desdobrar bastante, procurar, criar, descobrir maneiras que pudessem ajudar a aprendizagem através de material como recorte e colagem de letras, figuras, palavras, músicas etc.

  Tinha que dar muito de mim, fazia tudo  com muita dedicação e amor a minha missão. Era um pouco rígida mas nunca usei a palmatória para ter o contole dos alunos, aplicava o método da obediência e do respeito para que o professor pudesse ter algum rendimento. Hoje, vejo o professor com toda a modernidade, com tudo que tem direito para trabalhar e aplicar um ensino moderno e de qualidade, mas por outro lado vejo, as crianças, adolescentes e os jovens deixando tudo de lado não obedecendo, não respeitando, não sabendo aproveitar e valorizar as maravilhas que lhes são oferecidas.

 


terça-feira, 15 de maio de 2012

VIAGEM PELA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO VIEIRENSE


Escola Estadual Coronel José Marcelino
Berço da Educação Vieirense.



  Foi a primeira escola construída em Marcelino Vieira, ficava localizada na rua Cel. Epifânio Fernandes  (hoje prédio da Caern ). Permaneceu ali por muito tempo, por ela passaram tantos e quantos filhos de nossa terra; alguns foram professores, muitos foram estudantes. Não encontramos registro, apagou-se do tempo, ficando apenas na memória.
  Quantas histórias ali vividas! Quantas lembranças.




segunda-feira, 14 de maio de 2012

RELATO DA PROFESSORA ANTONIA ALVES LOPES DE LIMA.

  

    Sou a professora Antonia Alves Lopes de Lima, nascida no dia 23 de Julho de 1944. Filha do casal Rufino Lopes Cardoso e de Vicência Ana da Conceição.

   Em 1963, o prefeito Romualdo Carneiro do Nascimento me ofereceu uma escola do município onde dei início ao meu ofício de educadora. Logo em seguida, foram surgindo cursos de formação  com provas seletiva e nessa aprovação me tornei professora efetiva do estado. Foram 28 anos lecionando em sala de aula, nos anos de 1963 a 1991, onde a  vivência com aqueles alunos me encantava cada vez mais, dedicando-me completamente para fazê-los compreender a leitura e a escrita através da troca do carinho e atenção. Naquela época, os alunos mostrava um respeito ao professor de uma forma que tudo dava certo com relação ao relacionamento e a aprendizagem de ambas partes.

       O ensino se spresentava de forma tradicional, a sala de aula era o lugar onde o professor se afirmava, pois havia um intercâmbio intenso, rico, que por si só gratificava o professor. O ensino era centrado no professor, dos quais o aluno tinha que adquirir conhecimentos impostos mesmo sendo contra sua vontade. O professor era o poder e o aluno apenas obedecia. Tinha um planejamento mensal, que apresentava os tópicos e  nós fazíamos os planos com objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação. Isso era repassados através da oralidade, reprodução da escrita, utilizando o quadro e o giz; e quando tinha livros para os alunos  era mais um suporte didático, e  que nos primeiros anos os mesmos não eram muito acessíveis para a aprendizagem dos alunos.

    Com isto, o ensino se apresentava com grande dificuldades devido não existir materiais metodológicos que pudessem inovar a prática pedagógica. A falta de carteiras eram frequentes, dificultando o nosso trabalho em sala de aula. Mas mesmo assim, o professor tinha a fundamental importância de repassar os conhecimentos tendo o retorno dos alunos. Pois mesmo com aquelas dificuldades acontecia  o ensino aprendizagem. Os alunos eram muito interessados tinha a família como a primeira escola , queriam aprender e no mais havia aquele respeito entre professor, aluno e orientador; um sinalizador de possibilidades , um formador que enfrentava muitos desafios porque educar hoje é mais difícil e desafiador.

    O professor hoje, precisa procurar métodos, estratégias que faça com que o aluno goste de aprender sem infadar na sala de aula, que ele fique com prazer e cresça motivado sem aquela cobrança. Hoje o que se vê com  metodologias inovadoras, formações de professores e tudo de direitos que o aluno tem  os   mesmo demonstram desinteresse e falta de respeito em sala de aula.

    No entanto, concluo este relato dizendo a cada professor que dificuldades sempre existirá, pois o desafio é o combustível do nosso dia a dia sem ele permaneceremos mortos e inválidos.

      Agradeço de coração pela bela oportunidade de relatar um pouco da minha história profissional e parabenizar o idealizador desta maravilha de nos oportunizar a recordar a nossa vida como professora do nosso município.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

LEITURA DO DIA


            Serra do Panatis em Marcelino Vieira ( foto tirada durante  as visitas nas escolas da zona rural )
                                            O tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
                                                                                                     Mario Quintana

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


 A Secretaria Municipal de Educação de Marcelino Vieira, hoje visitou a Escola Municipal Seledon José do Nascimento no sítio Vaca Morta , onde recebeu  os professores das escolas João Marcelino do sítio Barra, João Manoel da Costa do sítio Vaca Morta. Depois dos relatos feitos pelos professores ocorreu o planejamento onde surgiram ideias que pudesse superar cada dificuldade apresentada por cada escola.






terça-feira, 8 de maio de 2012

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A equipe da Secretaria Municipal de Educação de Marcelino Vieira, continua com as visitas nas escolas da zona rural. Hoje o encontro pedagógico aconteceu na Escola Chapeuzinho Vermelho na Vila Ana Henrique  juntamente com a Escola América Maia do (sítio Caiçara ),Escola Raimundo Nonato  (sítio Varzinha ) , Escola Elias Fernandes ( sítio Rio do Mestre ) e Escola Raimundo Nonato ( sítio Junco ). Os professores trocaram experiências e colocaram suas ideias fazendo seu planejamento mensal.



segunda-feira, 7 de maio de 2012

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

               A Secretaria Municipal de Educação de Marcelino  Vieira deu início neste dia 07  mais um encontro pedagógico nas comunidades da zona rural. O objetivo é  visitar as escolas e com isto verificar como anda o processo de  aprendizagem dos alunos relatados pelos professores. Nesta segunda as escolas Francisco Tomás de Aquino,Cícero Rodrigues do sítio juazeiro se encontraram na escola Francisco Avelino Sobrinho no sítio Panatis. Todos após ouvirem seus relatos deram continuação com o planejamento coletivo mensal. A intenção de juntarem as comunidades é justamente que cada escola ao ir para as outras comunidades veja a realidade de  cada uma e possa conhecer melhor o seu trabalho. A Escola  Avelino que recebeu as escolas  Francisco Tomás e a Cícero Rodrigues mostraram muito interesse de inovação por todos que ali contribuam para o seu sucesso educacional. As visitas continuará por todas as escolas do município a qual estaremos mostrando cada uma. A Secretaria de Educação visa aproximar cada vez mais o educador no seu ofício da melhor forma possível, onde a coletividade e o incentivo das formações contribuirá para o crescimento da classe através de novos conhecimentos adquiridos por cada um.                    

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

  Coordenadores da Secretaria Municipal de Educação do Município de Marcelino Vieira participam de mais uma formação continuada. O município que foi contemplado com o Projeto Trilhas é uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Educação ( MEC ), o Instituto Natura e a Comunidade Educativa CEDAC. A intenção é ofertar material de qualidade, que podem contribuir para o estabelecimento de um contexto educacional propício ao processo de aprendizagem das crianças em sala de aula. O projeto Trilhas consiste em um trabalho que visa orientar e instrumentalizar professores e dirigentes de escolas públicas para a prática pedagógica no campo da escrita e oralidade com o objetivo de inserir as crianças em fase de alfabetização em um universo letrado.

.