quarta-feira, 25 de abril de 2012

RELATO DA PROFESSORA RAQUEL SILVA.




  Eu, Raquel Silva , fui professora de uma escola particular, a qual ensinava em minha casa. Certo dia, o meu pai me viu escrevendo uma carta e os meus sobrinhos estavam fazendo traquinagens, ele pediu que eu os ensinassem. Então comecei ensinar algumas crianças com o ensino particular, cobrado na época a quantia de 2 mil réis por aluno, daí foram surgindo muitos alunos,  guardando na memória todos eles. Muitos, hoje são formados, alguns são médicos, professores, advogados e todos tem respeito por mim. 
  Naquela época, para discipliná-los usava o argumento (perguntas para o aluno responder correto) e  a palmatória. O meu primeiro emprego como professora, quem arranjou foi o prefeito Calazans Fernandes, onde ensinava em minha residência há vários alunos, até a merenda escolar era feita por mim; diziam até que eu ensinava aos alunos para me amostrar e ser uma professora exemplar.

  A minha vivência como professora da Escola Isolada, recordo que naquele tempo ensinava a lição a cada um, passava a lição para casa, ensinava a cartilha do A, B ,C e a tabuada, a leitura dos livros, etc. A faixa etária desses alunos era entre 07 a 17 anos de idade, uma grande parte deles não sabiam ler e vinham com interesse em aprender a ler e a contar.
  Hoje, sou uma professora aposentada com mais de 30 anos de sala de aula, graças à Deus vivi bons momentos com os meus alunos, e guardo lembranças das comemorações que realizava em sala de aula, como as festas das crianças e do professor, trazendo boas recordações em minha memória, quando nos encontramos recordamos cada momento vivido em sala de aula. Recordar é fazer uma viagem a educação vieirense do passado...
  

terça-feira, 24 de abril de 2012

UMA VIAGEM PELA EDUCAÇÃO VIEIRENSE.


Vem aí um espaço dedicado a relatos de pessoas que fizeram ou fazem parte da Educação Vieirense... Aguardem!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

LEITURA DO DIA: ÉTICA

A ética é o estudo dos juízos que fazemos sobre a conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal. Com tais juízos, tomamos consciência do bem ou do mal que resultam das nossas ações em relação a nós mesmos e/ou aos nossos semelhantes.


É incrível como em todas as nossas ações estamos sempre praticando o bem ou o mal. Das ações mais simples, como fumar um cigarro, fazer exercícios físicos, comer ou beber demasia ou na quantidade adequada, até as atividades mais complexas, como estabelecer uma relação afetiva, exercer uma atividade profissional ou atuar como líder político, estamos sempre fazendo o bem ou o mal, para nós ou para os outros.


É preciso ter consciência ética de cada um de nossos atos, buscar a própria felicidade, respeitando a dos outros, ter virtudes, ter moral, eleger o bem como valor a ser perseguido em cada uma de nossos ações.


O indivíduo ético não quer gozo e riqueza à custa da infelicidade dos seus semelhantes. Toda conquista humana sem ética tem o gosto amargo da ausência de mérito, do vazio de um mundo sem valores, construído com tijolos de mentira, da pequenez, do desamor e da miséria.


Ser ético é a condição sem a qual ninguém pode alcançar a grandeza, o saber, o progresso e, principalmente, a felicidade. Talvez o mais antigo e importante preceito ético seja "amar o próximo como a si mesmo".


Assim como o progresso e a qualidade de vida de um país têm estreita relação com o padrão ético dos seus governantes, sua felicidade pessoal tem íntima relação com a sua conduta ética. Você é o governante maior da sua vida.


EDITORA POSITIVO.

sábado, 14 de abril de 2012

ESCOLA MUNICIPAL RAQUEL SILVA

ESCOLA MUNICIPAL RAQUEL SILVA É TRABALHO É REALIZAÇÃO.

A Escola Municipal Raquel Silva vem desenvolvendo um ótimo trabalho educacional aos seus alunos. Nesta sexta-feira, aconteceu um encontro com os pais objetivando um contato mais próximo. Foi apresentado todo o quadro dos funcionários e principalmente mostrar como será desenvolvido toda a proposta pedagógica para acolher e desenvolver um trabalho mais eficaz e consistente aos alunos que ali estudam. A diretora Mary Cibele juntamente com toda equipe da escola aproveitou a oportunidade para falar da responsabilidade dos pais em acompanhar seus filhos diariamente tanto em casa como na escola para assim fortalecer e melhorar o processo de ensino aprendizagem e de comportamento social dos seus filhos, onde é de suma importância ter esta parceria para que juntos consigam obter um trabalho mais seguro na educação dos alunos.


Na oportunidade do encontro a escola mostrou alguns projetos realizados com a parceria da Secretaria Municipal de Educação do município. Confira as fotos abaixo:
Projeto Arca da leitura.
Sala para a criança com necessidades especiais
Projeto Banda Marcial Maria do Céu Nonato Paiva.


A escola também dispõe de uma sala de informática.
Além desses projetos realizados a Escola Raquel Silva prepara durante todo o ano letivo atividades pedagógicas que faça com que o aluno se interagem mais através de seu desenvolvimento cultural e histórico:
* carnaval


* Páscoa
* Dia das Mães
* Comemoração São João e São Pedro
* Comemorações folclóricas
* Semana da Criança
* Encerramento do ano letivo

A Escola Municipal Raquel Silva nossos parabéns pelo belíssimo trabalho desenvolvido e que novos bons trabalhos cresçam e se concretizem.
Secretaria Municipal de Educação
sec: Liduína Maria Fernandes