sábado, 24 de setembro de 2011

IDOSOS DO PROJETO CONVIVER COMEMORA EM GRANDE ESTILO A SEMANA DO IDOSO.



O Projeto Conviver de Marcelino Vieira iniciou as comemorações da VII Semana do Idoso em grande estilo e participação. A festa com música ao vivo, dança , entrega de lembrancinhas e também com um passeio a visita ao Mirante em Luis Gomes, trouxe aos idosos muita alegria e descontração.Também foi comemorado a vinda de novos integrantes e madrinhas que fará com que esta festa continue crescendo com o objetivo que é adote um idoso.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

FRASE DO DIA.

" A boa educação é moeda de ouro.Em toda parte tem valor."

Antonio Vieira.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

FRASE DO DIA.

"Toda a educação assenta nestes dois princípios: primeiro repetir o assalto das crianças ignorantes à verdade e depois iniciar as crianças humilhadas na mentira, de modo insensível e progressivo."

Frnaz Kafka.

domingo, 18 de setembro de 2011

PROJETO CONVIVER COMEMORA A VII SEMANA DO IDOSO

O Projeto Conviver de Marcelino Vieira dará início as comemorações da VII semana do idoso que será realizada no período de 23 a 26 de setembro de 20011 com o tema "Interatividade na Terceira Idade". Confira a programação abaixo:

*Dia 23/09- Sexta-Feira: 19h
.Celebração da Palavra
.Bênção ao cantinho de oração (Pe. Claudênis)
.Homenagem aos 20 anos do projeto conviver
.Comemoração ao dia dos pais
Local: Projeto Convier.

*Dia 24/09- Sábado: 7h
.Passeio ao Mirante de Luiz Gomes.

*Dia 25/09- Domingo: 17h
.Baile da Saudade ( Imortais do projeto Conviver)
Local: Centro Comercial.

*Dia26/09- Segunda-Feira : 8h
.Matinal da beleza
Local: Projeto Conviver
19h: Desfile dos Idosos e Madrinhas nas festividades de são Vicente de Paula.

sábado, 17 de setembro de 2011

PROJETO CONVIVER DE MARCELINO VIEIRA

Durante o mês de Setembro o Projeto Conviver de marcelino Vieira recebeu várias visitas importantes fazendo a leitura do evangelho. Nessas visitas , os convidados além de fazerem suas contribuições com a palavra de Deus também conversaram com os idosos sobre a importância de suas vidas como experiências para aqueles mais jovens.Os idosos recordaram quando foram crianças e também mostraram como a vida mudou em relação ao comportamento dos jovens de hoje. As Pastorais da Igreja Católica estiveram presentes assim como também a Igreja Evangélica de nosso município.As atividades do projeto Conviver continuará durante todo o mês de Setembro.


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Marcelino Vieira recebe bicicletas doadas pelo governo Federal



As bicicletas e capacetes doados pelo governo federal já começaram a chegar nos 70 municípios beneficiados. Em Marcelino Vieira-RN as bicicletas chegaram na manhã desta quinta feira (15).

Reprodução

No total foram doadas 500 bicicletas, sendo 100 unidades de aro 20 e 400 unidades de aro 26. Em contato com o Folha em Dia, a secretária de educação do município, Liduina Fernandes, informou que as bicicletas beneficiarão os alunos que estudam na zona rural e têm que se deslocar a pé até a escola. Segundo ela, os critérios utilizados para entrega são estabelecidos pelo FNDE.

As bicicletas deverão auxiliar no trajeto de pequenas e médias distâncias, sem poluir o meio ambiente. A expectativa do MEC é que a diminuição no desgaste físico dos alunos possa elevar seu rendimento escolar e a frequência às aulas.

A doação faz parte do Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que pretende renovar a frota de veículos de transporte escolar no país, trazendo mais conforto e segurança aos estudantes e garantindo o acesso às unidades de ensino.

A secretaria municipal de educação está aguardando a chegada dos capacetes para que em breve as bicicletas comecem a ser entregues aos alunos. Por enquanto as 500 unidades estão sendo guardadas no depósito municipal, à Rua Coronel José Marcelino.

A presidente anunciou a doação das bicicletas em cerimônia realizada no mês de maio, no Palácio do Planalto, em Brasília. No Rio Grande do Norte apenas seis municípios foram beneficiados com as doações.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

FRASE DO DIA.

" Educação nunca foi despesa.Sempre foi investimento com retorno garantido."

Sin Arthur Lenis.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

LEITURA DO DIA: DOCE INFÂNCIA.

DOCE INFÂNCIA
Quando ainda criança
Quisera recomeçar
As brincadeira retornarem
Na mais linda inocência
Ir além, entre sorrisos contagiar
Outras crianças comunicarem
Combinação de cores
Em fantasias imaginar
Incabíveis travessuras
Inocentemente aplicar
Energia que expressa força, vigor
Criatividades invenções
Aos altos do encanto que fascina
Ingênuas palavras pronunciadas
Porém na força sincera anunciadas
Infantis brilhantes, diversão, passatempo
Brincadeiras de crianças.

Autor: Rose






VALE A PENA VER.








Concurso público para professores da rede estadual de ensino oferecerá 3,5 mil vagas

O próximo concurso público para professores da rede estadual de ensino disponibilizará 3,5 mil vagas a serem distribuídas em todo o Rio Grande do Norte (RN). As vagas foram contabilizadas a partir de um levantamento realizado pelas Diretorias Regionais de Educação, Cultura e Esportes (Direds) do Estado.

De acordo com o diretor regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte-RN) e membro da comissão responsável pelo certame, professor Rômulo Arnauld, o levantamento foi feito há dois meses e esse número já pode não mais corresponder a necessidade das escolas estaduais.

"Em tese, essas vagas são suficientes, mas se formos olhar os diários oficiais dos últimos dois meses veremos que muitos professores foram aposentados. Essa demanda hoje é maior que a quantidade mínima de vagas que o concurso disponibilizará", explica o sindicalista.

As vagas do concurso da rede estadual serão distribuídas por polos de ensino, e não por cidades, com ocorria anteriormente. Serão cinco polos, correspondentes a todas as Direds do Estado. Mossoró está inserida no polo quatro, que contempla a 8ª, 11ª e 12ª Direds, totalizando 433 vagas. "Em concursos anteriores, o candidato aprovado não poderia sair da cidade na qual foi aprovado, antes de concluir seu estágio probatório. Agora os professores poderão se deslocar para os municípios que fazem parte do polo ao qual está vinculado é uma forma de facilitar essa possível transferência", destaca Rômulo Arnauld.

A empresa que executará o processo seletivo já foi contratada e, segundo o diretor regional do Sinte-RN, a previsão é que o edital do concurso seja lançado entre o final deste mês e o início de outubro. "Agora estão sendo resolvidas as questões burocráticas e acreditamos que até o fim do ano as provas sejam aplicadas e os professores aprovados estejam em sala de aula já no início do ano letivo de 2012, que devido a greve será iniciado somente em março", conclui Rômulo Arnauld.
fonte: O mossoroense

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO: INSCRIÇÃO DE OBRAS PARA ESCOLAS DA ZONA RURAL COMEÇA EM 27 DE OUTUBRO.

Os alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental que estudam em escolas públicas da área rural vão receber um material didático específico a partir de 2013. As editoras interessadas em apresentar coleções para o Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD Campo) podem inscrever suas obras de 27 de outubro a 28 de fevereiro de 2012. A entrega dos exemplares para avaliação será de 7 a 9 de março de 2012.

O edital que determina as regras para a participação no PNLD Campo 2013 foi publicado nesta sexta-feira, 9, no Diário Oficial da União e está disponível no sítio eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “As editoras poderão estruturar cada coleção em um dos quatro formatos admitidos no edital, de modo a diversificar a oferta de projetos pedagógicos aos professores”, afirma Rafael Torino, diretor de Ações Educacionais do FNDE.

“A escolha será feita pelos municípios, com a participação dos professores. As prefeituras vão escolher um projeto pedagógico completo para suas escolas da área rural, com coleções para turmas seriadas ou multisseriadas”, completa Torino.

As obras do PNLD Campo compreendem a alfabetização matemática, letramento e alfabetização, língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia, integradas em coleções multisseriadas ou seriadas. Os livros serão dos estudantes, sem necessidade de devolução ao final do ano letivo.

“Com essa iniciativa, o Ministério da Educação busca fomentar a produção de obras didáticas específicas para esse público, considerando as especificidades do seu contexto social, cultural, ambiental, político e econômico”, diz Claudia Pereira Dutra, secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE

FRASE DO DIA.

" Se você acha que a educação é cara, experimente a ignorância".

Derek Bok.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

FRASE DO DIA.

"O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação,mas são meios para obtê-la".


Ralph Emerson.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Alunos de escolas rurais receberão novo material de ensino e aprendizagem

A partir de 2013, os estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental de escolas públicas da área rural, seriadas e multisseriadas, receberão livros didáticos específicos. As obras serão selecionadas dentro do Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD Campo) e vão substituir os cadernos de ensino e aprendizagem e outros materiais impressos usados hoje nas salas de aula.

De acordo com a Resolução nº 40/2011, cabe ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) elaborar os editais de convocação, avaliação e seleção dos livros.

As obras do PNLD Campo compreendem a alfabetização matemática, letramento e alfabetização, língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia, integradas em coleções multisseriadas ou seriadas, disciplinares, interdisciplinares ou por área do conhecimento.

Os livros serão dos estudantes e professores, sem necessidade de devolução ao final do ano letivo. A distribuição integral das obras será feita a cada três anos e nos anos seguintes o FNDE fará reposição para atender as novas matrículas. Os dicionários e obras complementares para as escolas rurais continuarão sendo fornecidos pelo PNLD, como ocorre atualmente.

A quantidade de livros a serem enviados para as escolas rurais depende do número de matrículas registradas no censo escolar, que é realizado a cada ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Conforme o calendário que acompanha a resolução, em 2013 o PNLD Campo fará distribuição integral dos livros didáticos; em 2014 e 2015, fará complementação para cobertura das matrículas adicionais.

Ionice Lorenzoni

OPORTUNIDADE: UAB de MV ofertará mais cinco cursos; Inscrições para professores já estão abertas

O Polo Universitário de Marcelino Vieira teve pedido de aprovação deferido pela Capes, e deverá ofertar mais cinco novos cursos em 2012. A confirmação foi recebida nesta terça feira (06) pela coordenação do Polo.

Serão ofertados os cursos de Pedagogia, Letras com habilitação em Língua Portuguesa, Geografia e Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o curso de Letras com habilitação em Língua Espanhola que será oferecido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Ao todo serão 50 vagas para cada curso ofertado, sendo 30 para professores da rede pública de ensino e as demais serão preenchidas pela demanda social. As inscrições para os professores da rede pública já estão abertas e se estenderão até o dia 15 de setembro.

O prazo para preenchimento das vagas de demanda social será aberto logo após as inscrições dos professores através da Plataforma Freire, no site do MEC. De acordo com o coordenador do Polo, professor Romualdo Carneiro, os professores interessados poderão se dirigir até o polo Universitário para efetuar as inscrições, que em seguida deverão ser validadas pela Secretaria Municipal de Educação.

A inscrição é gratuita, e todo o material do curso também será disponibilizado sem nenhum custo para o aluno.

A aprovação dos novos cursos foi resultado de um intenso trabalho de mobilização junto ao MEC e a Capes, já que em primeiro momento o Polo de Marcelino Vieira-RN não foi aprovado devido a falta de estrutura para a formação de novas turmas. Para não ficar de fora e perder a oportunidade a Prefeitura Municipal de Marcelino Vieira-RN assinou termo de compromisso e garantiu que a nova sede será entregue em novembro, o que garantirá melhor estrutura para funcionamento dos cursos.

Com o pedido aprovado, na próxima segunda feira (12) uma equipe da Capes e do FNDE estará visitando as obras da nova sede.

A oferta dos novos cursos será uma excelente oportunidade de expansão do Ensino superior na região, já que além das cidades do alto Oeste Potiguar, o Polo de Marcelino Vieira também abrange cidades do sertão paraibano e cearense.

DESFILE DO DIA 07 DE SETEMBRO DA ESCOLA MUNICIPAL RAQUEL SILVA.


Em comemoração ao dia 07 de Setembro a população de Marcelino Vieira presenciou o grande desfile da Escola Municipal Raquel Silva com o tema " Educação Semente da Pátria e Alicerce do Mundo". Com o apoio dos pais, dos alunos, dos funcionários, da Secretaria Municipal de Educação e do Gestor Municipal, a escola realiza com sucesso um trabalho que vem sendo desempenhado a cada ano que é o crescimento e a qualidade da Banda Maria do Céu Nonato Paiva. Isso mostra a todos os vieirenses que não vale só sonhar e sim lutar pela idealização de cada sonho. A todos que fazem a Escola Raquel Silva, nossos agradecimentos e satisfação pelo belo desfile, pelo belo trabalho educacional.













terça-feira, 6 de setembro de 2011

CONVITE

A Escola Municipal Raquel Silva, tem a honra de convidar toda a população vieirense, para apreciar nosso desfile alusivo ao dia da Independência do brasil, 07 de Setembro de 2011.
O desfile terá como tema " Educação Semente da Pátria e Alicerce do Mundo."
Que terá início na sede da escola e irá percorrer as principais ruas de nossa cidade, finalizando em frente a Prefeitura Municipal com entoação do Hino Nacional.


Horário: 16:00h. Data: o7/09/20011


Atenciosamente.

Equipe administrativa pedagógica.

FRASE DO DIA.

" A Educação é um processo social é desenvolvimento.Não é a preparação para a vida, é a própria vida".

John Dewey.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ATIVIDADES EDUCACIONAIS DA ESCOLA FRANCISCO AVELINO: DIA DA CONQUISTA

Dia 31/08- Quarta- feira: A Família como princípio da Educação
















Dia 01/09 - Quinta- feira : Comportamento social interferindo na Educação









Dia 02/09 -Sexta -feira: Sexo e Droga uma preocupação para a Educação.





































































AGRADECIMENTOS.

A Secretaria Municipal de Educação agradece aos casais Antonio de Lisboa Leite ( Galego ) e Zefinha, Lamarc e Cecília, a Psicóloga Cesiane Alves, a Assistente Social Luciana, a Elzie, Geoneide e Beto do Conselho Tutelar ao Sr. Miguel Cavalcante e a Enfermeira Jaira, pela disponibilidade de aceitarem nosso convite e parabenizá-los pelo brilhante desempenho na apresentação das palestras proferidas na Escola Municipal francisco Avelino Sobrinho da comunidade Panatis deste município.
Somos gratos e exaltamos a participação de cada um.

FRASE DO DIA.

" É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade".

Immanuel Kant

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

LEITURA DO DIA: OS DOCENTES.

Em nossa terra, tem sido difícil a tarefa dos professores e de todos os que trabalham na área da educação. A situação das famílias, muitas vezes divididas ou com pais tão cansados e ocupados com o trabalho que não conseguem cuidar nem estar presentes na vida de seus filhos, e outros fatores, como a tv,"o som", a internet e o celular, criam grandes problemas para a escola. Há também o cerco dos traficantes de droga e sexo.
Nossos professores também sofrem com o pouco respeito da sociedade, expresso em precárias condições de trabalho, constrangimentos e até agressões físicas, praparação deficiente para entrar em sala de aula, salários que deixam muito a desejar...
Mas como precisamos deles! Eles são insubstituíveis! Então, rezemos para que obtenham reconhecimento e possam viver sua missão com paz e proveito para todos: comunicar o amor, a verdade e o que realmente vale para o coração humano, símbolo do Amor eterno do Pai nosso.
Lembremos que mesmo nosso Senhor Jesus Cristo quis ser chamado de mestre e que grandes santos e santas foram excelentes professores.

Texto: PE. PAIVA. (revista do Apostolado da Oração)