segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Estudantes podem se inscrever no Fies a partir desta segunda-feira

As inscrições para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) podem ser feitas a partir de amanhã (31). O programa financia a mensalidade de estudantes de baixa renda em cursos superiores privados. O benefício pode ser solicitado a qualquer momento durante o período letivo.

Os estudantes devem estar matriculados em cursos que tenham resultado satisfatório nas avaliações do Ministério da Educação (MEC) e cujas instituições tenham aderido ao Fies. Também é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O primeiro passo é cadastrar uma senha no site do programa em seguida informar dados pessoais e acadêmicos. O estudante pode optar por solicitar o financiamento à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, que são os agentes financeiros do programa. Concluída a inscrição, o aluno tem um prazo de dez dias para procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de sua instituição de ensino que irá validar as informações. Com o documento de regularidade emitido pela CPSA, o candidato deve procurar a agência bancária para formalizar o contrato em até 20 dias após a conclusão da inscrição no site do programa.

O Fies foi reformulado em 2010 e os juros agora são de 3,4% ao ano. O participante só começa a pagar depois da formatura, com prazo de quitação da dívida de, no máximo, três vezes o tempo de duração do curso.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PROUNI

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira, dia 28, o resultado da primeira chamada de aprovados no Programa Universidade Para Todos (ProUni). O resultado pode ser conferido aqui. O programa teve mais de 1 milhão de inscritos aguardam para 123.170 bolsas de estudo - 80.520 integrais e 42.650 parciais, de 50% da mensalidade - em aproximadamente 1,5 mil instituições de educação superior de todo o país.
O número de candidatos é o maior já registrado na história do Prouni, criado em 2004, superando os 822 mil do processo de 2010, até então a maior marca.
Quem for selecionado, deve comparecer até o dia 4 de fevereiro à instituição de ensino na qual foi aprovado para confirmar as informações declaradas na inscrição e fazer a matrícula. Uma nova chamada será realizada após esse prazo, caso ainda haja bolsas disponíveis, no dia 11 de fevereiro

domingo, 23 de janeiro de 2011

UERN/PSV 2011: Resultado será divulgado na próxima segunda

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), antecipou em uma semana o resultado do Processo Seletivo Vocacionado 2011 (PSV.2011).

A divulgação ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 24 de janeiro, às 15h, na Reitoria da UERN, Rua Almino Afonso, Centro. O reitor Milton Marques de Medeiros fará o anúncio oficial.

Previsto em edital para ser divulgado no dia 31 de janeiro, o resultado foi antecipado para possibilitar que os candidatos aprovados tenham mais tempo para providenciar a documentação.

As matrículas dos aprovados ocorrerão nos dias 10 e 11 de fevereiro. As provas do PSV 2011 foram realizadas nos dias 19 e 20 de dezembro de 2010, ofertando um total de 2.346 vagas.

Com projeto aprovado, UERN terá Museu de Cultura Sertaneja no CAMEAM




O projeto de “Montagem do Museu de Cultura Sertaneja” apresentado pelo Campus Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM-UERN) foi aprovado no Edital Cultural Banco do Nordeste / BNDES 2011.

A criação do Museu de Cultura Sertaneja é um sonho antigo da comunidade que faz a UERN. O museu tem caráter didático e tem como público alvo alunos da rede pública, estudantes universitários, pesquisadores e o público em geral.

A equipe responsável pela montagem do museu está tomando as providências necessárias para sua concretização. De acordo com os professores Ivanaldo Santos e Edneide Ferreira, coordenadores do projeto, todos são convidados a contribuírem com o museu que neste momento está precisando de cordéis e de objetos relacionados à cultura e ao homem sertanejo.

Para fazer doações os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (84) 3351-2560/ (84) 3351-3909 ou falar com os coordenadores pelos telefones: (84) 8816-2856 (Prof. Ivanaldo Santos) e (84) 9644-3731 (Profa. Edneide Ferreira).

domingo, 23 de janeiro de 2011

Sai resultado do SISU: Ufersa

Com um dia de antecedência, o MEC (Ministério da Educação) divulgou na manhã deste domingo a primeira chamada dos aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona estudantes para as vagas nas universidades públicas, que aderem ao Enem (Exame do Ensino Médio). O resultado estava previsto somente para esta ser segunda-feira.

A lista com os nomes dos aprovados está no site http://sisu.mec.gov.br/resultado.html. O período de inscrição é entre os dias 27 e 31 de janeiro. Segundo o MEC, foram 2.020.157 inscrições para 83 mil vagas.

Os alunos que não passaram na primeira chamada terão de aguardar as próximas duas, que devem ser divulgadas nos dias 4 e 13 de fevereiro.

Além de conseguir passar nas provas, os estudantes tiveram de superar vários problemas, começando pela prova do Enem, que teve erro de impressão no primeiro dia. Alguns alunos refizeram o teste.

Depois, houve dificuldade para acessar a página do Sisu para realizar a inscrição no curso. Entre 16 e 20 de janeiro, alunos encontravam problemas para acessar o endereço eletrônico. Nesses dias, foram expedidas liminares prorrogando as inscrições e dando aos alunos a chance de rever suas provas. No entanto, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) suspendeu todas as liminares.

sábado, 22 de janeiro de 2011

REFLEXÃO



UM DIA UMA CRIANÇA CHEGOU DIANTE DE UM PENSADOR E PERGUNTOU-LHE:”QUE TAMANHO TEM O UNIVERSO?” ACARICIANDO A CABEÇA DA CRIANÇA, ELE OLHOU PARA O INFINITO E RESPONDEU: “O UNIVERSO TEM O TAMANHO DO SEU MUNDO.”

PERTUBADA, ELA NOVAMENTE INDAGOU: “QUE TAMANHO TEM O MEU MUNDO?” O PENSADOR RESPONDEU: ”TEM O TAMANHO DOS SEUS SONHOS.”

SE OS SEUS SONHOS SÃO PEQUENOS, SUA VISÃO SERÁ PEQUENA, SUAS METAS SERÃO LIMITADAS, SEUS ALVOS SERÃO DIMINUTIVOS, SUA ESTRADA SERÁ ESTREITA, SUA CAPACIDADE DE SUPORTAR AS TORMENTAS SERÁ FRÁGIL.

(AUGUSTO CURY DO LIVRO NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS)

MATRÍCULAS 2011









Caros pais,professores,comunidades.Realizamos a matrícula nas escolas municipais, recebendo vocês em nossas escolas ou indo em vossas casas.Um dever cumprido, uma obrigação de cada ano, uma esperança de que mais uma tarefa temos pela frente na efetivação da educação de nossas crianças.
Sabemos que muito reclamamos do que não é feito, do que tem que ser feito, de que as cranças, jovens ou adultos com os quais lidamos não querem mais estudar, não sabem mais respeitar, porém temos a obrigação de como pais, professores, adultos responsáveis procurar compreender, buscar alternativas para ajudar no desenvolvimento e na formação destes,estabelecendo limites, dando-lhes explicações, mostrando o valor de seus bons atos e construindo com estes sua autonomia, e o desenvolvimentoda aprendizagem e assim sendo lutar pela transformação da educação de nosso município.
Vamos começar 2011 em nossas 3 escolas da zona urbana e 17 da zona rural com força, coragem e determinação, para juntos realizarmos nossos sonhos de como educadores vermos todos alcançarem o avanço da aprendizagem e de suas potencialidades.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MUNICÍPIOS VÃO RECEBER DICIONÁRIOS ADAPTADOS COM NOVA ORTOGRAFIA

Municípios vão receber dicionários adaptados com nova ortografia

Os Municípios de todo o Brasil vão receber 10 milhões de dicionários de português que serão distribuídos em escolas públicas de educação básica em 2012. O Ministério da Educação (MEC) afirma que os dicionários deverão observar as novas regras estabelecidas pelo acordo ortográfico que entrou em vigor em 2009.

O prazo de adaptação às novas normas termina em 2012, de acordo com o decreto assinado há dois anos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A meta é que todos os livros até 2012 estejam dentro das novas regras.

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os dicionários podem ser recursos didáticos importantes para o processo de ensino-aprendizagem, e para os Municípios, o recebimento desse material pode representar investimentos na melhoria da qualidade da educação. As obras não ficarão nas bibliotecas - cada sala de aula de ensino fundamental e médio receberá um kit com dez títulos.

Serão comprados dicionários de quatro tipos, com especificidades diferentes de acordo com a série dos estudantes: do 1° ano do ensino fundamental, do 2° ao 5 ano, do 6° ao 9° ano e das três séries do ensino médio. Os dicionários destinados às turmas do 1º ano do fundamental, que recebe crianças a partir de 6 anos para alfabetização, serão mais simples, com menos verbetes e letras maiores.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

FORMAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA - MÓDULO 4


A Professora - multiplicadora do Programa Escola Ativa no município de Marcelino Vieira - Mary Carneiro, participou da formação do Módulo IV "Práticas Pedagógicas " que ocorreu no período de 06 a 10 de dezembro de 2010 na capital do estado. A formação foi promovida em parceria MEC/SECAD/UFRN/COEP.