quinta-feira, 30 de setembro de 2010

FORMAÇÃO INICIAL DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

A Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 20,21,22,23 e 24 de Setembro, na sede do PELC-(Programa de Esporte e Lazer das Cidades ) na rua: Neco Nonato , a Formação Inicial do Programa Brasil Alfabetizado/ etapa 2010, com carga horária de 40 horas.Teve como temática o Processo de Leitura e Escrita na EJA-Denise Lopes; Matemática para a Vida-Mary Carneiro e o Olhar Brasil-Marcelo Viana.Participaram 25 Alfabetizadores, 22 irão desenvolver seu trabalho em sala de aula e 3 na função de Coordenadores que irão dar apoio durante o período de 8 meses, aos Alfabetizadores e na Formação Continuada.
A Formação teve uma participação satisfatória dos Alfabetizadores, Formadores, Secretaria de Educação e a presença do consultor do MEC Pedro Xavier.No encerramento da formação, houve confraternização com dinâmica, troca de presentes e foi oferecido um coquetel para todos os Presentes.

ÚLTIMO DIA DA FORMAÇÃO











Dia 24 cintinuação da temática "Matemática para a Vida" e encerramento com a confraternização para todos os presentes.




REGISTRO FOTOGRÁFICO DO 3º DIA











Dia 23 início da temática "Olhar Brasil" - Formador Marcelo Viana Especialista em Enfermagem e Professor da UERN.




terça-feira, 28 de setembro de 2010

REGISTRO FOTOGRÁFICO DO 2º DIA











Dia 21 início da temática "Leitura e Escrita" - Formadora Professora Especialista Antonia Denise Costa Lopes Silvestre.









FORMAÇÃO INICIAL DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO








Dia 20 abertura da Formação e início da temática "Matemática para a Vida" - Formadora a Professora Especialista Mary Carneiro.







segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ENCERRAMENTO DA ETAPA DO PROGRAMA DO BRASIL ALFABETIZADO 2009











O Programa Brasil Alfabetizado teve a sua finalização da etapa 2009 no dia 23 de Agosto no Espaço Cultural Santo Antonio com a presença de todos os Alfabetizadores, Coordenadores, Alfatizandos do programa, Secretaria Municipal de Educação e toda comunidade vieirense. A culminância do projeto "Avanço da Tecnologia" foi desenvolvido pelas turmas com os subtemas:
* Tecnologia e o Campo;
*Pontos positivos e negativos da Tecnologia;
*Meios de Comunicação;
*Evolução dos Eletrodomésticos.
As turmas trabalharam com entusiasmo buscando o de melhor para oferecer ao público, onde cada uma apresentou as informações tecnológicas que ocorrem no nosso meio, mostrando as diferenças do antes e depois do homem em sua civilização.



quarta-feira, 22 de setembro de 2010
















SEMANA ESTUDANTIL 2010 NAS ESCOLAS EDILTON FERNANDES E PADRE BERNARDINO TERMINA COM GRANDE ESTILO DE CULTURA E BELEZA

Como era esperado, a semana estudantil das Escolas Edilton Fernandes e Padre Bernardino Fernandes teve uma grande participação da comunidade vieirense. Isso mostra o quanto as escolas trabalharam e fizeram o de melhor para oferecer ao público. Com a boa participação dos alunos, o encerramento das tarefas na gincana mostrou habilidades, cultura e beleza pelas suas equipes. E para finalizar a semana, os alunos participaram do Baile de Máscara, onde os mesmos mostraram o misterio de suas belezas e satisfações por todo o trabalho da semana.Confira as fotos abaixo.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

SEMANA ESTUDANTIL EM MARCELINO VIEIRA-2010

Abertura da Caminhada Temática da Equipe Solidariedade
Abertura da Caminhada Temática da Equipe Igualdade

Abertura da Caminhada Temática da Equipe Amizade

Abertura da Caminhada Temática da Equipe Respeito
As escolas Padre Bernardino Fernandes e Edilton Fernandes deram início hoje a Semana Estudantil. A abertura se deu como um desfile pelas principais ruas da cidade, onde as equipes se dividiram e mostraram suas temáticas. A semana tem o tema “UNIDOS FORTALEMOS OS ELOS DE AMIZADE, SOLIDARIEDADE, RESPEITO E IGUALDADE”. O evento estudantil promete muita participação dos alunos, da família e da comunidade. Na programação haverá palestra, jogos esportivos, apresentação de teatro, gincana cultural e encerrando com uma seresta dançante no Centro Comercial.
VEJA PROGRAMAÇÃO ABAIXO:
1º DIA: 13/09- segunda-feira
07:00 - Caminhada Temática - Saída da EMEEF a EEPB
10:00 - Sorteio de um prêmio LOCAL: EEPB
13:00 - Fut.Sal- Masculino ( mirim, infantil e juvenil ) - O Carneirão
19:00 - Palestra- Tema: Ética e cidadania:construindo valores na escola e na sociedade.Promotor de justiça: Dr. Thiago Marques Vieira - LOCAL: Igreja Matriz de Santo Antonio.

2º DIA: 14/09 - terça-feira
07:00 - Atletismo e Ciclismo - LOCAL: Pátio da Igreja Matriz
08:00 – Campeonato de Dominó e Dama LOCAL: EMEF
13:00 – Final do Fut. Sal Masculino – LOCAL: Carneirão
18:00 – Ato Ecumênico – Líderes Religiosos: Pe. Francisco Claudênis; Pr. José Cabral; Pr. José Ailton e Pr. José Omar. – LOCAL: Pátio da Capela N.Srª. de Fátima.

3º DIA: 15/09 – quarta-feira
07:00 – Corrida de jegue – LOCAL: Parque de Vaquejada
09:00 – Campeonato Vídeo Game - LOCAL: Locadora de Alcides
13:00 – Apresentação de uma Tela – “A Independência: uma nova imagem e um novo olhar sobre a história do Brasil “ – LOCAL: Espaço Cultural
20:00 – Apresentação:”Auto da Vitória” – Grupo de Teatro Amigos da Arte TEMAV. – LOCAL: Espaço Cultural.

4º DIA: 16/09 - quinta-feira
07:00 – Gincana Esportiva – LOCAL: Praça Calazans FERNANDES
13:00 –Queimada – LOCAL: EMEF
15:00 – Futebol de Areia – LOCAL: EEPB
18:00 – Gincana Cultural – LOCAL: Espaço Cultural Santo Antonio.

5º DIA: 16/09 - sexta-feira
19:00 : Baile - Tema : Máscara – LOCAL: Mercado Público.



Reunião Regional do Programa de Aceleração da Alfabetização (PAA)

As professoras Aparecida Coutinho e Perpétuo Sarmento na Reunião do PAA
Ângela - Coordenando a Reunião do PAA


A reunião deu início neste dia 09 de Setembro a partir das 14:00h no Monza Palace Hotel na cidade de Natal com a participação de secretários da educação municipal e coordenadores do programa. O foco da reunião era reavaliar como anda o programa nos municípios, revendo pontos positivos e negativos, objetivando esclarecer os possíveis problemas que ainda precisam ser solucionados. A coordenadora do Programa do PAA-IAB Ângela Gonçalves nos informou o balanço geral do PAA nos municípios e no Rio Grande do Norte, questionando como podemos avançar mais no processo de alfabetização das turmas envolvidas no programa.
BALANÇO GERAL DO PAA NOS MUNICÍPIOS:
*RESULTADOS QUALITATIVOS:
No Brasil foram realizados 369.080 teste diagnósticos nos municípios que optaram pela parceria com o IAB. Os dados comprovam que 67,90% dos alunos foram considerados não alfabetizados.
NO RIO GRANDE DO NORTE:
14,692 ( alunos avaliados )
10,761( alunos alfabetizados )
59,7% ( alunos do PAA I )
*RESULTADOS QUALITATIVOS:
-Formação dos professores e equipes envolvidas no gerenciamento pedagógico.
-Compromisso da direção escolar.
-Atitude de pais e filhos frente a escola.
-Nova política de educação refletindo postura pedagógica e gerenciar na equipe da Secretaria Municipal de Educação
A reunião prosseguiu no dia 10/09 com os coordenadores do programa, analisando a sua atuação como cooperador e responsável do programa juntamente com toda a equipe ( Diretor, Professor e secretaria Municipal de Educação ).


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

DESFILE CÍVICO DA ESCOLA MUNICIPAL RAQUEL SILVA

ESTANDARTE DA BANDA MARCIAL "MARIA DO CÉU NONATO PAIVA" E SUA RAINHA.
ESTANDARTE DA ESCOLA MUNICIPAL RAQUEL SILVA - ABRINDO O DESFILE DE 07 DE SETEMBRO DE 2010

BAILARINAS DA BANDA MARCIAL
NARRAÇÃO DO DESFILE DE 07 DE SETEMBRO DE 2010 DA ESCOLA MUNICIPAL RAQUEL SILVA

A Escola Municipal Raquel Silva, localizada à rua Antonio Damião, foi fundada no ano de 1997. O seu nome resulta de uma justa homenagem a professora aposentada, a senhora Raquel Silva, sinônimo de dedicação a profissão e assistência as causas religiosas.
A Escola Raquel Silva funciona hoje, com um quadro de 42 funcionários, atendendo a uma clientela de 360 alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental apresentando este ano um programa de aceleração cuja iniciativa se manifesta de forma bastante satisfatória.
Na parte administrativa tem como líder a jovem diretora Mary Cibele Ferreira e vice-diretor José Rivaldo Fernandes Matias, parceria esta que se destacam pelo dinamismo e espírito de liderança.
De modo geral, a escola trabalha numa ação conjunta em prol do desenvolvimento intelectual, afetivo e social de suas crianças.
Manifestando o orgulho de ser brasileiro e valorizando a consciência histórica do país, comemoramos o Dia da Independência. O que constitui um legado da tradição e da legitimidade de um povo. Ressaltando a relevância desse fato, faz-se um resgate para a compreensão dos elementos que compõem o nosso país. Estudamos o passado para qualificarmos o nosso olhar sobre o presente, tendo em vista, que a história não é uma construção isolada e, sim, uma soma do esforço de todos.
O tema “Um país chamado Brasil”, traz em sua essência o sentimento patriótico de um povo que luta e que mantém acesa a chama da sua soberania.
Somos história, constituímos a história. Portanto, não esquecemos jamais os nossos antepassados, figuras que se eternizaram em todo o contexto existencial deste país.
Nossos protagonistas se destacam na figura guerreira do índio, na coragem do africano e na ousadia dos portugueses. Lembramos ainda, povos de outras nações que atraídos pelo sonho de uma terra fértil e generosa, encontraram no Brasil o berço esplendido de suas aspirações.
O folclore brasileiro é muito rico em suas manifestações culturais. A causa dessa riqueza é a fusão das etnias que compõem a nacionalidade brasileira.
Procuramos ver na escola uma melhor maneira de identificar suas necessidades e potencializar seus recursos, quando promovemos ações com foco num investimento de qualidade. É reinventando nossas atitudes que podemos transformar o futuro: um lugar onde estão incluídos e dividem as mesmas oportunidades. Essa é a nossa forma de pensar, de sonhar e porque não de agir para que todos saibam que se cada um fizer um pouco, esse pouco pode virar muito. A Banda Marcial “Maria do Céu Nonato Paiva” é composta por 21 componentes e é resultado desse pensamento.
No esporte o brasileiro se consagra entre os melhores do mundo, é necessário o estímulo aos nossos jovens para a influência positiva do esporte em nossas vidas.
O uniforme escolar constitui a qualidade na organização dos deveres de cada educando, uma metodologia de base para o reconhecimento e valorização de cada integrante desta instituição.
Os recursos do P.D.E – Escola, vem dando suporte para a instituição desenvolver seus projetos, visando o melhor desenvolvimento intelectual dos discentes, oferecendo material de incentivo a leitura e atividades diversificadas que favorecem tal capacidade, entre outros.



quarta-feira, 8 de setembro de 2010

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARABENIZA ESCOLAS E ALUNOS PARTICIPANTES.

As escolas participantes das Olimpíadas da Língua Portuguesa em nosso município mostra interesse pelo desenvolvimento da aprendizagem e a valorização de seus alunos, acreditando na capacidade que cada um pode demonstrar. Parabéns as escolas Edilton Fernandes e Padre Bernardino. Aos alunos nosso reconhecimento pelos belíssimos trabalhos e os votos para que possam alcançar outros degraus.

Parabéns a todos.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

INFORMAÇÕES

* Secretaria Municipal de Educação encerra informação do Censo Escolar 2010 com um total de 1630 alunos matriculados na rede municipal de ensino.

* Realizado licitação para construção da Escola de Educação Infantil em nosso município.Empresa vencedora-ALTERNATIVA CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS. Valor R$ 947.669.23.Aguardando finalização do processo para iniciar obra.